Categoria delibera continuidade da Greve e intensificação da luta contra PL 241/16

13/09/2016

Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES deliberaram a continuidade da Greve, por tempo indeterminado, em Assembleia, na manhã desta terça-feira, dia 13, no auditório da Reitoria da UFMG. Mais de 500 TAE participaram da assembleia, que contou com representantes da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG.

A decisão foi tomada após ampla discussão e avaliação da conjuntura atual, considerando a inércia da FASUBRA, a necessidade de resistir as tentativas de desmanche dos serviços públicos e os ataques aos direitos sociais e trabalhistas. Por unanimidade, a Categoria decidiu que o momento é de fortalecer o movimento grevista, intensificar a luta e buscar apoio.

Plenária da FASUBRA aprova estado de Greve

A Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA Sindical aprovou a deflagração do Estado de Greve na base da Federação, com assembleias periódicas para construção do calendário de lutas em conjunto com setores da educação federal e construção da Greve Geral.

Também foram aprovadas as resoluções da Categoria diante da intensificação da luta pelo FORA TEMER, contra o PLP 257/16, a PEC 241/16, cortes orçamentários nas universidades, financiamento da educação, Escola Sem Partido, reforma da previdência e a desregulamentação e precarização dos direitos trabalhistas. A Plenária também aprovou uma moção de apoio a Greve dos TAE da base do SINDIFES.

Resistir é preciso

Mesmo diante da incapacidade de ação da Federação, a Categoria decidiu resistir e manter a Greve. Foi avaliado que o movimento tem sido importante e criado um espaço de diálogo com a sociedade, possibilitando o debate sobre os impactos da PEC 241/16, do PL 257/16, da reforma da Previdência e outras medidas que atacam diretamente a classe dos trabalhadores.

Em Greve desde 22 de agosto, a base do SINDIFES tem panfletado diariamente nos campi das IFES de sua base, realizado passeatas, atos, seminários, palestras e debates. Também tem promovido a unificação dos segmentos que compõem as comunidades universitárias (técnico-administrativos, professores e estudantes) em torno destas bandeiras. Manter este espaço e esta agenda tem sido fundamental para reforçar, para a sociedade, a necessidade de combater este projeto de estado mínimo apresentado pelo governo Temer.

Encaminhamentos para reforçar a luta

- Foi deliberado que o comando de Greve irá articular com outros sindicatos da base da FASUBRA e demais entidades sindicais para a construção e fortalecimento da Greve e do movimento de resistência;

- Será produzido uma nota de agradecimento a FASUBRA pela moção de apoio;

- Será produzido uma nota em resposta a ação do Reitor que ameaçou, no dia 12 de setembro, utilizar a força para impedir a manifestação realizada de forma pacífica e democrática;

- Aprovado, por unanimidade, a continuidade do movimento Grevista;

Plenária Nacional aprova deflagração do Estado de Greve na base da Federação

TAE e Estudantes realizam ato na portaria da UFMG, na av. Antônio Carlos, dia 12

Vídeo | Seminario sobre a PEC241/16, Reforma da Previdência e Análise de Conjuntura