Comunidade Universitária da UFMG se posiciona contra fusão de ministérios e governo Temer

08/06/2016

A Comunidade Universitária da UFMG se posicionou contra a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Invovação, em Ato Público, na manhã desta quarta-feira, dia 8 de junho, no Gramado da Reitoria. Durante o ato, o Reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramirez, também se pronunciou contra a fusão e contra os retrocessos nas área da educação, saúde e cultura. Representando os Técnico-Administrativos em Educação, a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, alertou a comunidade para os ataques a classe dos trabalhadores, incluindo o PL 257/16 que prevê congelamento dos salários, progressão na carreira e aumento da contribuição previdência para os servidores públicos.

Para o reitor da UFMG é imporante que a universidade resista e não aceite retrocessos. "A fusão destes dois Ministérios vai totalmente na contramão do que deveria ser Ciência de Estado, com política forte de longo prazo para financiar os interesses maiores de nosso país. Teremos um grande retrocesso e é inaceitaval" disse ele. Ramirez também se posicionou politicamente, "não adianta querer tampar o sol com a peneira. O que aconteceu foi uma rasteira constitucional no nosso parlamento. O perfil do que está se formando é muito ruim para a nossa sociedade como um todo e particulamente para educação, saúde, cultura e todos os avanços que nós conseguimos".

De acordo com Cristina, os trabalhadores estão sendo atacados por todos os lados e é preciso mobilizar para resistir. "Nós servidores públicos temos uma luta muito grande contra o PL 257/16, este projeto nos atinge diretamente, pois tem proposta efetiva de congelamento de salários, paralisação de carreiras e aumento da contribuição previdenciária. Precisamos nos movimentar", afirma. Ela ainda convocou a Comunidade Universitária para unificar os atos na sexta-feira, dia 10/6, quando a Categoria realiza uma Paralisação Nacional.

O professor Armando Neves, representando a APUBH, lembrou da luta recente dos artistas que conseguiram resgatar o Ministério da Cultura. "Vamos nos espelhar nos artistas. Esse é o primeiro ato, vai ter o segundo, terceiro, quarto, quantos precisar haver até que esse governo volte atrás", finalizou.

Paralisação Nacional dos TAE na UFMG

O SINDIFES convocou uma Paralisação para a próxima sexta, dia 10, em Defesa da Democracia, Educação e Saúde e Contra o PL 257/2016 entre outros pontos. Uma Assembleia Sindical Geral, às 9h, foi chamada para o saguão da Reitoria, no Campus Pampulha. Às 17h, a atividade será na Praça Afonso Arinos, no Centro de Belo Horizonte, onde os trabalhadores, organizados pela Frente Brasil Popular e Centrais Sindicais (CUT e demais) realizarão uma grande manifestação.

SINDIFES convoca Paralisação dia 10 de junho em todas as IFES de sua base