Paralisação Nacional Contra o PL 257/16 e Ato pela Democracia, nesta quinta, 14

11/04/2016

Nesta quinta-feira, dia 14 de abril, o SINDIFES convoca os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG para integrarem a Paralisação Nacional Contra o PL 257/16, a reforma da Previdência e quaisquer retiradas de direitos da classe trabalhadora. De acordo com a orientação da FASUBRA, deverão ser  realizadas atividades em todas as Instituições Federais de Ensino, com o objetivo de denunciar os ataques ao Serviço Público realizados através do Projeto de Lei 257/16, que tramita na Câmara dos Deputados.

Nas instituições com unidades em Belo Horizonte, a atividade será integrada ao Ato Cultural em Defesa da Democracia, que acontecerá às 16h, no gramado da Reitoria da UFMG. No local haverá apresentações culturais.

Clique aqui para saber mais sobre o Ato Cultural na UFMG em Defesa da Democracia

O SINDIFES informa que enviou, nesta segunda, dia 12, ofício aos reitores da UFMG, UFVJM, IFMG e ao diretor do CEFET-MG comunicando a Paralisação Nacional e a atividade sindical do dia 14 de abril. Informações na sede do Sindicato ou pelo telefone (31) 3441-0868.

PL 257 prevê congelamento dos salários e privatizações

O Projeto de Lei Parlamentar 257/2016 foi anunciado, no dia 22 de março, pelo governo federal, com a intenção de promover uma reestruturação fiscal e a atender as demandas estaduais em repactuar as dívidas com a União.

Porém, o projeto apresenta vários pontos que sinalizam arrocho salarial dos servidores públicos (prevendo congelamentos dos salários), privatizações de empresas estatais, programas de demissões voluntárias e outras formas de precarização do serviço publico.

Entidades sindicais estão denunciando o PL por acreditar que a saída para a crise não passa pelo desmantelamento do Estado, precarização do trabalho, arrocho salarial dos serviços públicos, nas três esferas (municipal, estadual e federal) e retirada de direitos. A FASUBRA e a CUT já se posicionaram contra o projeto e buscam apoio parlamentar para barrar sua tramitação.

Clique aqui para conferir o projeto e sua tramitação na Câmara dos Deputados

Confira a nota da FASUBRA sobre o PL 257/16

Confira a nota da CUT sobre o PL 257/16.