Assembleia debate mestrado profissional, ponto eletrônico e recesso

27/11/2014

O SINDIFES realizou a Assembleia Sindical, na manhã desta quinta-feira, dia 27, no auditório A104 do CAD 2 da UFMG. Na pauta constava informes sobre as atividades realizadas pelo Sindicato nas últimas semanas, informes sobre o ponto eletrônico, avaliação de desempenho e eleição de delegados para a Plenária da FASUBRA, entre os dia 5 e 7 de dezembro.

O Sindicato enviou representantes para o Seminário Nacional LGBT da FASUBRA que debateu a luta contra a discriminação por gênero no serviço público e sociedade e foi uma oportunidade de abordar e iniciar ações maiores de conscientização da necessidade de uma sociedade igualitária. Também foi enviado representante para o CONAE, Conferência Nacional de Educação, que teve cercar de 3,6 mil delegados e como ponto importante a aprovação do Sistema Nacional de Educação.

O Seminário sobre o PCCTAE abordou os problemas e conquistas dos 10 anos da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação. No primeiro dia foi feito um resgate histórico do processo de constituição do estado, a forma como são elaboradas as diretrizes de planos de carreira pelos governos e a lógica opressiva que tenta reduzir direitos dos trabalhadores. No segundo dia foram apontados os principais conceitos que fundamentam a carreira dos técnico-administrativos em Educação. Em outra mesa foi debatida a necessidade de se rever o Plano de Cargos e Carreiras na busca de valorização profissional, melhores condições de trabalho e formação continuada. Os grupos de trabalho encaminharam propostas que serão debatidas e sistematizadas pela Direção Nacional.

Mestrado Profissional

O encontro dos Reitores e Diretores das IFES de Minas Gerais aprovou a criação do cursos de mestrado profissional para os TAE´s. A criação tem sido uma luta do SINDIFES que nos últimos anos conseguiu articular o GIFES (pós-graduação em gestão das IFES) e desde então vem forçando a criação do mestrado.

A proposta do SINDFIES foi bem recebida pelo reitor da UFMG, Jaime Arturo, que encaminhou e avançou em uma proposta que atendesse outras universidades, outro pedido do SINDIFES que atualmente atende quatro instituições.

Por enquanto as informações são que uma professora da FAFICH-UFMG irá coordenar o curso e que a intenção é abrir 500 vagas no segundo semestre de 2015. Ainda não há informações sobre a grade curricular ou sobre a seleção, porém já sabemos que o cursos será na modalidade EAD com alguns encontros.

Recesso de Final de Ano da UFMG

O SINDIFES já acordou com a Reitoria que o recesso de final de ano será feito nos moldes do ano passado em todas as unidades da Universidade. Os TAE`s devem informar qual semana irão ter o recesso, Natal ou Ano Novo. O abono será feito pela PRORH-UFMG.

Avaliação de Desempenho na UFMG

Começou o processo de Avaliação de Desempenho na UFMG e é extremamente importante que todos participem efetivamente, pois o novo processo foi construído em parceria com a Categoria e visando uma avaliação pedagógica e que possibilite intervenções futuras para melhorar as condições de trabalho.

Um ponto importante é a avaliação da equipe que deve ser feita junto com a chefia e deve ser assinada por todo a equipe. O processo deve ser feito em conjunto para permitir uma avaliação correta. Caso haja problemas, é necessário comunicar ao Sindicato e/ou a PRORH para que seja resolvido.

Ponto Eletrônico

Conforme já divulgado em nota anterior (clique aqui para acessar), agora a Categoria deve esperar os próximos passos, como a aprovação do restante do regimento e as discussões da Flexibilização da Jornada de Trabalho, que ainda estão sendo realizadas junto a Reitoria.

CEFET-MG pode perder as 30h

Em reunião com a Diretoria do CEFET-MG, na última terça-feira, 25, o Sindicato foi informado que devida a uma pressão do Ministério Público Federal os TAE´s voltarão a partir de 2 de janeiro de 2015 a fazerem 8h diárias. Enquanto isto, uma comissão estuda a possibilidade de aplicar a redução de jornada para alguns setores. Ficou acordado que posteriormente será feita uma assembleia no Cefet para tratar deste assunto e dar os encaminhamento para que a Categoria possa lutar, com todos os meios, para garantir seus direitos.

Delegados eleitos para Plenária da FASUBRA

Foram eleitos oito delegados. Neide Dantas, Rosangela Santos, Guilherme Ribas, Emília Durães, Gislene Silva, Balbino Cosme, Mário Garafolo e Janice Souza.