SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

DAFAFAR apoia a greve dos Servidores TAE´s

21/06/2011
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


terça-feira, 21 junho, 2011

No dia 09/06, quinta-feira os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFMG entraram em greve, seguindo o movimento que hoje já atinge 44 instituições federais de ensino (IFEs).

As principais pautas do movimento são a luta pelo reajuste salarial com piso de 3 salários mínimos; contra a PLP 549/2009 que limita as despesas da União com pessoal, encargos sociais, obras e congela por 10 anos os salários dos servidores; contra a terceirização do serviço público; e por uma política de qualificação e capacitação dos TAEs.

A greve dos TAEs afeta diretamente toda a comunidade acadêmica, inclusive os estudantes. O falta de acesso à biblioteca, Farmanet, colegiado e seção de ensino entre outros dificultam a vida de todos. Porém o DAFAFAR entende a greve como uma maneira legítima na luta por direitos, principalmente quando as reivindicações são justas e quando a alternativa é a única restante para exigir melhoria nas condições de trabalho. A melhoria dessas representa também a melhoria dos serviços prestados na universidade, o que é de interesse de todos. Por isso damos o nosso apoio irrestrito ao movimento.

Por fim, ressaltamos que é contraditório que um governo que tem na reforma universitária um dos alicerces de sua política não valorize os trabalhadores das IFEs e corte verbas da educação em pleno andamento do REUNI. Uma educação de qualidade não se faz apenas com aumento de vagas. Cabe agora a este mesmo governo negociar o mais rápido possível com os TAEs para minimizar o tempo e as consequências da greve.

Belo Horizonte, 21 de Junho de 2011

Diretório Acadêmico João Ladeira de Sena
Gestão 2010-2011 “Centenário”


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados