TAE´s paralisados são orientados a participarem de Seminário

17/06/2011

O Comando de Greve Local da UFMG está orientando os grevistas a participarem do Seminário sobre Saúde do Trabalho que o Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador da instituição está realizando entre os dias 20 e 22 de junho. O Seminário será uma oportunidade única para adquirir conhecimentos que irão melhorar a qualidade de vida e trabalho de todos os Servidores e acontece é um momento em a Categoria tem possibilidade de participarem em função do movimento grevista.

Evento sobre saúde do trabalhador recebe inscrições

Temas como Trabalho e estresse; Hipertensão arterial sistêmica e autocuidado; e A importância da prática da atividade física para a saúde serão discutidos no campus Pampulha, de 20 a 22 de junho, durante o evento Síndrome metabólica: sua idade é a idade de suas artérias.

Promovido pelo Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sast), em comemoração ao primeiro aniversário da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) na UFMG, o evento tem programação ampla, que inclui palestras, mesa-redonda, dinâmica de relaxamento e caminhada orientada. Os participantes também terão acesso a serviços de verificação dos sinais vitais – pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e glicemia capilar.

Síndrome

A síndrome metabólica é considerada doença da modernidade relacionada aos hábitos de vida, pois resulta da associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares e diabetes, tais como obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e tabagismo.

“O tratamento da síndrome metabólica reduz o significativo risco cardiovascular associado a esta condição”, informa a coordenadora do Sast, professora Matilde Khouri, ao destacar que o objetivo do evento é discutir os aspectos relacionados à síndrome, para promover a saúde do servidor “por meio de orientações que visam à mudança no estilo de vida, além de colaborar com a prevenção de agravos à saúde”.

Ela comenta que a abordagem das palestras envolve os aspectos que relacionados à dislipidemia, que se caracteriza por uma elevação das taxas de gorduras na corrente sanguínea, como colesterol e triglicérides; e a temas não menos relevantes como a importância da prática da atividade física para a saúde; a relação estresse e trabalho; proteção articular, obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
As inscrições para a participação podem ser feitas até 15 de junho, com o preenchimento de formulário, na página eletrônica da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH). O evento acontece no auditório da reitoria.

SIASS

Criado há um ano, o SIASS tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.

Segundo a coordenadora geral SAST-Unidade SIASS UFMG, professora Matilde Cota Koury, o Subsistema possui três eixos principais: assistência (saúde suplementar): perícia oficial em saúde; vigilância e promoção à saúde.

O Núcleo Pampulha, funciona na Unidade Administrativa II, no campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h (telefones 3409-4498 e 3409 4315, email sast@prorh.ufmg.br).

Já o SAST Núcleo Saúde, funciona à avenida Alfredo Balena, no campus Saúde, no 7º andar do Ambulatório Bias Fortes, no complexo do Hospital das Clínicas da UFMG. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h (Telefone 3409-9564 e email sastns@hc.ufmg.br).

Confira a programação:

Dia 20 de junho, segunda-feira

9h - Abertura: Um ano de Unidade SIASS na UFMG
Reitor da UFMG, professor Clélio Campolina Diniz
Pró-Reitor de Recursos Humanos, professor Lucas José Bretas dos Santos
Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Samara Maria Douets Vasconcelos Cunha Dias
Coordenadora Geral SAST Unidade SIASS UFMG, professora Matilde Cota Koury
10h - Palestra: A Síndrome Metabólica Dislipidemia
Antônio Ângelo de Oliveira, médico cardiologista, perito do DER-MG
10h40 às 10h50 - Debate
11h10 - Palestra: A importância da prática da atividade física para a nossa saúde
Ronaldo de Rezende, professor aposentado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
11h50 - Debate
14h - Palestra: Estresse e trabalho
Lílian Nassif, psicóloga SAST Unidade SIASS UFMG
14h50 às 15h - Debate
15h10 - Palestra: Proteção articular e a saúde do servidor
Adriana Fantini, fisioterapeuta SAST Unidade SIASS UFMG
16h às 16h10 - Debate
16h10 às 16h50 - Dinâmica de relaxamento
Facilitadora: Ana Maria Chagas Sette Câmara, professora do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Dia 21 de junho, terça-feira

8h30 Palestra: Obesidade
Ann Kristine Jansen, professora do curso de Nutrição da UFMG
9h20 às 9h40 - Debate
10h - Palestra: Diabetes
Ellen Brandão Leite Faria, médica SAST Unidade SIASS UFMG
10h50 às 11h10 - Debate

Dia 22 de junho, quarta-feira

8h30 às 9h - Saguão da Reitoria. Orientações para a atividade de caminhada.
Ronaldo de Rezende, professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
9h - Caminhada
10h às 10h30 - Lanche após a caminhada
14h - Mesa-redonda - Hipertensão arterial sistêmica e autocuidado