Passeata visita BU, ICB e Farmácia

17/06/2011

Uma passeata, nesta sexta-feira, dia 17, com mais de 400 Técnico-Administrativos em Educação marcou o oitavo dia de GREVE da Categoria. Além da UFMG e UFVJM, base do SINDIFES, outra 38 Universidade Federais aderiram a GREVE nacional. Melhores condições de trabalho, piso da Categoria de três salários mínimos, destinação de 10% do PIB Nacional para a Educação e derruba do PL 549/2009 (que congela os investimentos da União, salários do funcionalismo público federal, obras e programas sociais) estão entre os itens de reivindicação.

Os manifestantes saíram da Escadaria da Reitoria da UFMG e visitaram a Biblioteca Universitária, Instituto de Ciências Biológicas e Faculdade de Farmácia. Ao longo do caminho e nas visitas as unidades outros servidores foram aderindo ao movimento paredista e alunos e professores prestaram solidariedade e apoio a GREVE. De acordo com Cristina del Papa, coordenadora-geral do SINDIFES, a GREVE não é contra os Alunos, Professores ou Instituição. Ela é em defesa dos salários e das condições de trabalho dos Técnico-Administrativos. “Só estamos em greve porque o Governo, durante este quatro meses que estamos tentando negociar, não apresentou nenhuma proposta. Então fomos obrigados a recorrer ao nosso último recurso. Pedimos o apoio de toda a Comunidade Universitária”, discursou.

Próxima Assembleia pode ter novidades

A próxima Assembleia será realizada no dia 21 de junho, às 9h, na Escadaria da Reitoria da UFMG. Na segunda-feira, dia 20, a FASUBRA (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras) estará reunida com o Governo Federal (representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Educação) para reabrir as negociações. Os informes desta reunião serão repassados na Assembleia.

O Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA informou que já são 41 Universidades Federais em GREVE, sendo 40 da base da FASUBRA.