Passeata reuniu mais de 400 TAE´s

17/06/2011

Mais de 400 Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) participaram, na manhã da quinta-feira, 16 de junho, de assembléia geral e passeata pelo Campus Pampulha da UFMG. O objetivo da manifestação foi apresentar à Comunidade Universitária a pauta de reivindicações e convencer os demais trabalhadores a aderirem à Greve Nacional da Categoria, que começou no dia 9 de junho e entrou hoje no seu sétimo dia. Atualmente, o Comando Local de Greve do SINDIFES estima uma adesão de 50% dos Servidores ao movimento paredista, sendo que em algumas Unidades Acadêmicas e Administrativas das instituições esta adesão supera o índice de 90%. Nacionalmente, a Greve atinge 41 instituições federais de ensino, de um total de 45 filiadas à Federação de Sindicatos das Universidades Brasileiras (FASUBRA).

Passeata

Concentrados na Portaria da UFMG na entrada da Avenida Antônio Carlos, os Servidores Públicos Federais receberam os informes da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) e do Comando Local de Greve. Alguns trabalhadores informaram sobre a greve nas unidades, enfatizando a rápida adesão e a conscientização da categoria, bem como a pressão contra o movimento exercida por ocupantes de cargos de chefia. Muitos servidores que tem funções gratificadas informaram que já colocaram seus cargos à disposição, e que estão firmes na Greve.

Após os informes, a passeata seguiu pela avenida Prof. Mendes Pimentel, parando nos prédios Administrativo III, Reitoria, Engenharia e terminando na FAFICH. Na Escola de Engenharia, os servidores entraram na unidade e conversaram com os demais trabalhadores que ainda não aderiram à paralisação. Ao final da manifestação, foi convocada nova Assembleia para a sexta-feira, 17, às 9 horas, na Escadaria da Reitoria da UFMG. Posteriormente à assembléia será realizada uma passeata até a Faculdade de Farmácia, passando pela Biblioteca Universitária (BU) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

De acordo com a Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, o Governo hoje já está se reunindo com a FASUBRA para negociar. “Amanhã podemos ter novidades na Assembleia, pois nossa Federação está discutindo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que foi pressionado pelo Ministério da Educação (MEC), através do ministro Fernando Haddad. Por isto é importante, que no dia 17 todos participem da Assembleia”, esclareceu.

Pauta

Na pauta de reivindicações dos servidores está o pedido da colocação de recursos orçamentários na tabela salarial da categoria para o ano de 2012; a resolução dos problemas nos vencimentos básicos complementares; a extensão dos incentivos à qualificação para todos os trabalhadores; a isonomia nos valores dos auxílio-alimentação e auxílio-creche, dentre outros. A categoria pede, ainda, que sejam destinados no mínimo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para a Educação. Esta medida faria com que o orçamento do MEC saltasse dos atuais R$50 bilhões anuais para cerca de R$360 bilhões. Este aumento resultaria no aumento da qualidade e oferta dos serviços na área da Educação, em todos os níveis.