Cresce a GREVE na base do SINDIFES

14/06/2011

UFMG, CEFET-MG e UFVJM aderem à Greve Nacional dos Técnico-Administrativos em Educação e mostram sua disposição de lutar por reajuste salarial

Em Assembleia Geral nesta terça-feira, dia 14, com a participação de cerca 420 servidores, a Categoria deliberou pela realização, na próxima quinta-feira, dia 16, de assembleia informativa seguida de passeata pelo Campus Pampulha, com visita às algumas unidades da UFMG, para mobilização dos trabalhadores que ainda não aderiram ao movimento. A assembleia será às 9h, na entrada da Avenida Antônio Carlos, no Campus Pampulha da UFMG, e que após o repasse dos Informes seja realizada uma passeata pelo Campus. Esta iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

Assinatura do Ponto

A orientação do Comando Local de Greve é de que todos os Servidores que tenham aderido à Greve devem assinar a folha de presença. De acordo com Marcelo Pereira, integrante do Comando Local de Greve, quem estiver com problemas para assinar o ponto deve procurar o Sindicato. “Esta é uma greve de ocupação, não é para ficar em casa. Estamos demonstrando nossa força na universidade. A orientação é que todos devam ir ao seu local de trabalho e assinar o ponto”, explicou ele.

Marcelo ainda convocou os interessados em participar das reuniões do Comando Local. “Devido ao grande numero de reuniões nas unidades, o Comando está prejudicado, porém temos tido entre 15 e 20 pessoas em dias alternados, normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras”, informou. “Eventualmente, caso seja necessário, o Comando também se reunirá em outros dias”. As reuniões estão abertas a todos os servidores Técnico-Administrativos em Educação e acontecem na sede do SINDIFES (av. Antônio Abrahão Caram, 620).

HC-UFMG na Greve

O coordenador da FASUBRA e servidor lotado no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, Mário Garofolo, informou que as reuniões no Hospital resultaram na solicitação à Assembleia Geral de que a unidade tenha um subcomando de Greve, decisão acatada pela Assembleia. Rosemary Coelho, também servidora do HC, explicou que a adesão à Greve será gradativa e limitada, a princípio, a 50% do quadro. “Todos os pacientes internados estão garantidos, assim como os atendimentos às emergências e transplantes. Estamos fazendo tudo dentro do que a legislação prevê”, disse ela.

No HC-UFMG a greve será instalada em um ritmo diferenciado das demais unidades devido às especificidades dos serviços prestados. A direção do Hospital já está pressionando os servidores para que não entrem em greve, porém o Comando Local já iniciou o processo e de forma gradativa acontecerá a paralisação dos serviços, garantido o atendimento mínimo previsto na lei que regulamenta a Greve.

Unidades do Campus Pampulha

De acordo com os informes repassados na Assembleia, várias setores estão com alto índice de paralisação, em várias unidades acadêmicas e administrativas, dentre elas a Escola de Música, Odontologia, Veterinária, Farmácia, FAFICH, Ciências da Informação, Faculdade de Educação (FAE), Farmácia, Arquitetura, Escola de Belas Artes, Departamento de Transportes, Departamento de Vigilância, Centro Pedagógico, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Graduação, ICA-Montes Claros, dentre outras.

UFVJM e CEFET-MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem campi em Diamantina e Teófilo Otoni, já aderiu à Greve Nacional da Categoria. Em Diamantina os trabalhadores iniciaram o movimento grevista na terça-feira, dia 14. A assembleia geral realizada naquela cidade no dia 9 último, com a participação de Neide Dantas, coordenadora do SINDIFES, teve a presença de 80 servidores, que deliberaram, por unanimidade, pela greve. Em Teófilo Otoni, os trabalhadores estão aguardando a presença da representação do Comando de Greve para discutir a adesão ao movimento grevista, o que deverá acontecer ainda nesta semana. No CEFET-MG há uma intensa mobilização, mas os trabalhadores ainda estão se articulando para efetivamente paralisarem suas atividades.

Paralisação na base da FASUBRA

Das 46 instituições da base da Federação de Sindicatos das Instituições Federais de Ensino (FASUBRA) 27 já estão em Greve. Diariamente a Federação publica em seu site dados atualizados da Greve Nacional da Categoria.