SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Campanha Livro Circulante incentiva hábito de leitura na UFMG

16/05/2011
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Já pensou em encontrar um livro em local público, desfrutar de sua leitura e depois colocá-lo em circulação para que outras pessoas tenham acesso ao exemplar lido por você? Essa é a proposta da Campanha Livro Circulante, que será lançada pela Fump, no dia 18 de maio, quarta-feira, ao meio dia, no Restaurante Universitário Setorial II, no campus Pampulha da UFMG.

O projeto, que visa incentivar o hábito da leitura, envolve os funcionários da Instituição, comunidade acadêmica e pessoas que tiveram vínculo com a UFMG. Os primeiros livros foram doados pelos funcionários da Fump, que abraçaram a ideia da Instituição e disponibilizaram dezenas de exemplares para leitura.

Personalidades do meio artístico e cultural já aderiram à iniciativa. Em seu blog, a cantora mineira Fernanda Takai, da banda Pato Fu, reconheceu a importância do projeto. “Como ex-aluna da Fafich/UFMG tenho o dever e o prazer de ajudar a propagar esse tipo de iniciativa. Mesmo quem não é de Beagá pode começar a fazer isso em sua cidade”, escreveu a cantora. O escritor e jornalista Eduardo Ferrari doou 18 exemplares de seu livro “Só em Beagá”, que reúne histórias e crônicas da capital.

A intenção dos organizadores é que a campanha ganhe mais adeptos. Quem tiver livros para doar pode entregá-los na sede da Fump (Av. Afonso Pena, 867, 12° andar, sala 1221, Centro, Belo Horizonte/MG), na unidade da Instituição no campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou na Coordenadoria Montes Claros (Av. Universitária, 1000, bloco B, bairro Universitário, Montes Claros/MG). Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG para a comunidade acadêmica.

Quem não puder ir até a Fump também pode colaborar. Basta acessar aqui, fazer download da mensagem de orientação da campanha, imprimir o texto e colá-lo na folha de rosto do livro a ser doado. Assim, as pessoas poderão identificar que aquele exemplar faz parte da Campanha Livro Circulante. Para que o livro seja preservado, a dica é disponibilizá-lo em local protegido das variações do tempo.

Como funciona a campanha – A pessoa que encontrar um livro na UFMG, identificado com a marca Livro Circulante, se tornará proprietária dele por alguns dias. Porém, depois de lê-lo, deve fazê-lo circular. A ideia é que o exemplar seja colocado em local fácil de ser achado por outra pessoa que, a partir de então, se tornará proprietária dele por alguns dias. Depois de lido, o exemplar deve ser colocado em circulação novamente na Universidade para que outros possam usufruir dessa leitura.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados