Campanha Livro Circulante incentiva hábito de leitura na UFMG

16/05/2011

Já pensou em encontrar um livro em local público, desfrutar de sua leitura e depois colocá-lo em circulação para que outras pessoas tenham acesso ao exemplar lido por você? Essa é a proposta da Campanha Livro Circulante, que será lançada pela Fump, no dia 18 de maio, quarta-feira, ao meio dia, no Restaurante Universitário Setorial II, no campus Pampulha da UFMG.

O projeto, que visa incentivar o hábito da leitura, envolve os funcionários da Instituição, comunidade acadêmica e pessoas que tiveram vínculo com a UFMG. Os primeiros livros foram doados pelos funcionários da Fump, que abraçaram a ideia da Instituição e disponibilizaram dezenas de exemplares para leitura.

Personalidades do meio artístico e cultural já aderiram à iniciativa. Em seu blog, a cantora mineira Fernanda Takai, da banda Pato Fu, reconheceu a importância do projeto. “Como ex-aluna da Fafich/UFMG tenho o dever e o prazer de ajudar a propagar esse tipo de iniciativa. Mesmo quem não é de Beagá pode começar a fazer isso em sua cidade”, escreveu a cantora. O escritor e jornalista Eduardo Ferrari doou 18 exemplares de seu livro “Só em Beagá”, que reúne histórias e crônicas da capital.

A intenção dos organizadores é que a campanha ganhe mais adeptos. Quem tiver livros para doar pode entregá-los na sede da Fump (Av. Afonso Pena, 867, 12° andar, sala 1221, Centro, Belo Horizonte/MG), na unidade da Instituição no campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou na Coordenadoria Montes Claros (Av. Universitária, 1000, bloco B, bairro Universitário, Montes Claros/MG). Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG para a comunidade acadêmica.

Quem não puder ir até a Fump também pode colaborar. Basta acessar aqui, fazer download da mensagem de orientação da campanha, imprimir o texto e colá-lo na folha de rosto do livro a ser doado. Assim, as pessoas poderão identificar que aquele exemplar faz parte da Campanha Livro Circulante. Para que o livro seja preservado, a dica é disponibilizá-lo em local protegido das variações do tempo.

Como funciona a campanha – A pessoa que encontrar um livro na UFMG, identificado com a marca Livro Circulante, se tornará proprietária dele por alguns dias. Porém, depois de lê-lo, deve fazê-lo circular. A ideia é que o exemplar seja colocado em local fácil de ser achado por outra pessoa que, a partir de então, se tornará proprietária dele por alguns dias. Depois de lido, o exemplar deve ser colocado em circulação novamente na Universidade para que outros possam usufruir dessa leitura.