Cronograma de medidas permitirão HC retomar transplantes

16/05/2011

A direção do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG apresentou esta semana à Secretaria de Saúde de Belo Horizonte plano que contém prazos e providências para atender à normatização do Ministério da Saúde e obter renovação do credenciamento para o serviço de transplantes de pâncreas e pâncreas/rim. A expectativa da direção da unidade é de que as operações voltem a ser realizadas dentro de algumas semanas.

Inspeções da vigilância sanitária do município identificaram a necessidade de adequação relacionadas a diversos itens, o que impediu a renovação do credenciamento, feita a cada dois anos. O HC realiza média de seis transplantes por ano na área de pâncreas e pâncreas/rim, e em 2011 já havia realizado duas operações.

O serviço é prestado também em Minas Gerais pela Santa Casa e pelo Hospital Felício Rocho. A não renovação do credenciamento do HC não vai afetar os pacientes. São 11 pessoas na fila de espera pelos transplantes.

Em entrevista coletiva concedida esta tarde, o diretor do hospital, Antonio Luis Pinho Ribeiro, revelou que algumas medidas já foram tomadas e outras demandam prazos que variam de um mês a três anos (caso de obras complexas). Um das providências previstas é a construção de um novo laboratório que servirá a diversas avaliações relacionadas às cirurgias de transplante. Hoje essas instalações estão na Faculdade de Medicina da UFMG.

O diretor do HC ressalta que muitas pendências estão ligadas a aspectos infraestruturais – o prédio, antigo, dificulta, por exemplo, a oferta de água quente em todos os ambientes. “Temos resultados cirúrgicos excelentes e índices mínimos de infecção hospitalar, o que tem feito o hospital merecer a confiança da população”, disse Antonio Luis Ribeiro.

Segundo o diretor, o descredenciamento temporário não afeta a função de hospital-escola, em função da baixa frequência dos transplantes de pâncreas e pâncreas/rim.

O HC tem 59 serviços especializados que exigem credenciamento renovável. Além das cirurgias vinculadas ao serviço que foi interrompido, a unidade realiza cerca de 400 transplantes de coração, pulmão, rim, fígado, medula e córnea.