TAE´s encaminham Indicativo de Greve

12/05/2011

Em Assembléia realizada nesta quinta-feira, dia 12 de maio, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, a categoria deliberou por encaminhar, como indicativo para a Plenária Nacional da FASUBRA, o início da segunda quinzena de junho para a deflagração da greve dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação. A possibilidade de radicalização da mobilização surgiu após a avaliação dos presentes de que não houve avanços significativos nas três reuniões entre Governo e FASUBRA e que efetivamente a negociação não tem acontecido.

De acordo com Cristina del Papa, coordenadora-geral do SINDIFES, a mesa de negociação realizada nesta quarta-feira, dia 11, não avançou em nenhuma questão. A informação, não oficial, é que o Governo não apresentou nada de concreto. “Já sabíamos que entrar em negociação podia ser uma estratégia do Governo para ganhar tempo, porém estivemos abertos a este processo. Como não temos avanços, o horizonte que nós temos é a Greve. Temos até agosto para incluirmos nosso reajuste no orçamento do ano de 2012”, alertou ela.

Alguns servidores questionaram que a segunda quinzena de junho é muito próximo ao período de férias nas instituições e que isto dificultaria a mobilização, por não trazer repercussão. Segundo Cristina, a avaliação é de que barrar o término do semestre letivo poderia ser uma tarefa muito difícil, visto o mesmo estar há apenas um mês e meio do seu encerramento. A intenção é não permitir que segundo semestre letivo comece. “Vamos um movimento forte e barrar o início do segundo semestre para mostrar a nossa disposição de enfrentar o governo”, afirmou ela.

Outros encaminhamentos

Além do Indicativo de Greve, também foram deliberados as seguintes propostas para a Plenária da FASUBRA:

- acampamento em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no período das negocições;

- realização de Caravana para Brasília no dia da votação da MP 520/2010, caso seja possível saber a data dessa votação com antecedência.

Também foi feita a proposta de que a base do SINDIFES procure seus deputados para agendr Audiência Pública sobre a MP 520/2010 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.