SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Assembléia do dia 6 de maio

06/05/2011
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O SINDIFES realizou, nesta sexta-feira, dia 6, uma Assembléia Sindical Geral na Escadaria da Reitora da UFMG, local historicamente conhecido como ponto de reuniões e manifestações da Categoria. Estiveram presentes na mesa as coordenadoras-gerais do SINDIFES, Cristina del Papa, Neide Dantas e Marina Evangelista; além do Secretário de Combate ao Racismo da CUT-MG, Balbino Cosme e o Coordenador de Seguridade Social da FASUBRA, Mário Márcio Garofolo.

Informes locais

De acordo com a coordenação-geral, o Sindicato participou de duas mobilizações em Belo Horizonte junto com outros sindicatos representantes dos servidores público federais – ASFOC, ASSIBGE e SINTSPREV. No dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas em Acidente de Trabalho, houve uma manifestação com mais de trezentos trabalhadores na Praça Sete, no centro da Capital Mineira. O Dia Mundial do Trabalho foi comemorado no dia 2 de maio, também na Praça Sete, onde mais de quinhentos trabalhadores e integrantes do Movimento dos Sem Terras e Movimento dos Atingidos por Barragem fecharam o cruzamento das Avenidas Amazonas com Afonso Pena em manifestação pacífica. Além das homenagens aos trabalhadores urbanos e rurais foram denunciados os problemas do “choque de gestão” implantado pelo Governo Estadual, entre eles a falta de recursos na educação e saúde. Na oportunidade foi apresentada a sociedade a Campanha Salarial Unificada dos SPF´s e alertada a sociedade contra os males da MP 520/2010 e PL 549/2009.

Informe Nacional

Foram apresentadas as informações do último ID da FASUBRA Sindical (clique aqui para baixar o arquivo) e o encaminhamento da Direção da Federação para que seja estendido o mandato dos diretores, uma vez que o período de mobilização está dificultando a realização de eleições da nova diretoria e do XXI CONFASUBRA.
A reunião entre Federação e Governo que seria no dia 4 de maio foi reagendada, em consenso com a Direção Nacional, para o dia 10 de maio. O Governo pediu prazo para elaborar melhor a proposta de alguns pontos de pauta e por entender que não haverá prejuízos a FASUBRA aceitou.

A MP 520/2010 voltou ao foco do Governo que pretende votá-la na próxima semana, a FASUBRA está articulando para pressionar os Deputados Federais a votarem contra. Não há orientação da Federação para realização de atividades.

Indicativo de greve

Após longo debate sobre as possibilidades de greve e do resultado das negociações com o Governo foi encaminhado e aprovado que o novo Indicativo de Greve será avaliado em nova assembleia, após a reunião de negociação com o Governo e a Plenária Nacional da FASUBRA (dias 12 e 13 de maio). A Plenária irá avaliar o processo de negociação e debater se há necessidade de novo indicativo.

Encaminhamentos

A Categoria deliberou os seguintes encaminhamentos:

- Assembléia no dia 12 de maio, no Campus Saúde, para avaliar a reunião entre FASUBRA e o Governo.

- Ato no HC-UFMG contra a MP 520/2010 no dia de sua votação – prevista pra o dia 10 ou 11 de maio.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados