UFMG implanta medidas para preservar segurança

27/04/2011

Começam a vigorar, a partir desta quinta-feira, 28, medidas de segurança adotadas pela UFMG, por meio da Portaria 034/2011, que determina a “necessidade imediata de se implementarem ações com o objetivo de prevenir, evitar e inibir a ocorrência de situações que coloquem em risco a honra, a vida e a integridade física da comunidade universitária”.

Entre as medidas estão o controle da entrada de pessoas nos campi após as 21 horas e a suspensão de portaria anterior que regulamentava a realização de festas no âmbito da UFMG, “até nova deliberação sobre a matéria”.

De acordo com o documento, a partir das 21h o acesso ao campus Pampulha será permitido somente pelas entradas das avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Segundo a Reitoria, cerca de 90% dos estudantes entram no campus até as 20 horas, em sua maioria pela avenida Antônio Carlos.

Pesquisa feita pela Reitoria entre março de 2010 e abril de 2011 revela que o número de festas no campus não teve aumento significativo, mas o de incidentes subiu muito, principalmente neste mês de abril. Só na primeira quinzena, foram registradas 17 ocorrências, frente às quatro notificadas durante todo o mês de abril de 2010.

As ocorrências também ficaram mais graves, com o aumento de casos de agressões físicas e uso de armas de fogo. Tanto que o índice que mede a gravidade das notificações passou de 10, em abril de 2010, para 37 em abril deste ano.

Uma delas aconteceu dia 1º de abril, quando dois casais homossexuais foram agredidos numa calourada do Diretório Acadêmico de Letras. A UFMG instalou comissão de sindicância que está apurando o caso. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no endereço http://www.ufmg.br/online/arquivos/018965.shtml.

Em parceria com o Grupo de Universitário de Defesa da Diversidade Sexual (Gudds), o diretor para Assuntos Estudantis da UFMG gravou vídeo com orientações para os estudantes em caso de agressão.

A Reitoria informou que a Ouvidoria da UFMG tem recebido e-mails de alunos pedindo que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança no campus.

(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)