Racionaliziação é tema de reunião do SINDIFES com Reitoria-UFMG

25/04/2011

O SINDIFES irá se reunir, na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, com a Vice-reitora da UFMG, professora Rocksane de Carvalho Norton, para discutir assuntos de interesse dos servidores técnico-administrativos que entrarão na pauta da próxima reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). A “Racionalização dos Cargos do PCCTAE”, defendido pela FASUBRA é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e que agora, com o apoio do MEC, será discutida na mesa de negociação entre a Federação e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Tendo em vista a importância do tema, a Federação orienta que as entidades locais obtenham o apoio dos reitores e, em especial, da ANDIFES, a esse importante pleito da categoria. Além da Coordenação do Sindicato, também participarão da reunião com a Vice-reitora integrantes da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) e representantes dos servidores TAE´s do cargo de Auxiliar.

O que é Racionalização

A Racionalização é um processo que consiste na correção de distorções que surgiram com implantação da Lei 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao MEC. Ela consiste na aglutinação e/ou desaglutinização, criação de novos cargos e realocação de cargos nas classes, e deve ser aplicada em categorias prejudicadas com na implementação do Plano de Carreira.