CUT-SP realiza ato contra o aumento da taxa de juro

19/04/2011

Central defende a redução dos juros como caminho para o desenvolvimento, com geração de emprego e aumento da renda

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá mais uma vez esta semana para discutir um possível aumento da taxa básica de juros, a Selic. A CUT-SP rechaça a manutenção dessa política de aumento e defende a redução dos juros como caminho para o desenvolvimento, com geração de emprego e aumento da renda.

Por isso, estamos convocando todos (as) para o ATO que será realizado nesta terça-feira, dia 19, às 10h, em frente ao Banco Central - na Avenida Paulista, 1084 – Cerqueira César, contra a política de aumento dos juros.

Confira abaixo a nota com o posicionamento da CUT-SP

CUT-SP defende a redução da taxa de juros

Entendemos que a atual taxa já é extremamente alta, o que freia o desenvolvimento do país, além de estar na contramão da política da maioria dos países do mundo, que vêm reduzindo suas taxas de juros para enfrentar os efeitos da crise financeira.

A manutenção dessa política prejudica aqueles que são os principais responsáveis pelo crescimento que o Brasil vive hoje: os trabalhadores/as. Aumentar os juros beneficia aqueles que ganham dinheiro com a especulação em papéis da dívida pública e os bancos, que ganham nas cobranças abusivas aos trabalhadores/as de empréstimos, cheque especial e outros serviços. O aumento da taxa Selic também elevará a dívida pública, o que, consequentemente, reduzirá os investimentos do governo.

A redução dos juros possibilita no aumento do investimento produtivo e no combate à extrema pobreza, meta do governo federal para os próximos anos. Entendemos que o desenvolvimento do país está acima da necessidade de ter uma meta de inflação com este viés de redução do consumo. Precisamos gerar desenvolvimento, emprego e renda. E a redução dos juros é um passo importante neste sentido