UFMG recebe a exposição A África que Minas não vê

18/04/2011

O Centro Cultural da UFMG recebe a segunda edição da exposição fotográfica Contas e Balangandãs - A África que Minas não vê de 20 e abril a 20 de maio. O objetivo da exposição é contribuir para elevar o grau de consciência crítica da sociedade contemporânea em relação a contribuição dos negros, em especial a mulher, como sujeito ativo na construção da identidade brasileira. O recurso utilizado é a fotografia e materiais como acrílico e madeira, e conta com a participação especial de alunos do Curso de Desing de Moda da UFMG.

Uma série de fotografias de mulheres comuns usando adornos, negras e busca orientar o pensamento do espectador para uma nova realidade social com base numa história que começa em Minas Gerias, ainda com as escravas e forras, no século XV.

Para o sociólogo Daniel Martins determinadas peças vão além de signos de beleza, expressam a resistência, o pertencimento e a manutenção de uma identidade étnica que se quer preservar.

“A exposição quer contribuir para a releitura da narrativa social com o intuito de promover uma nova forma de conhecimento histórico cultural da sociedade a partir deste mote”, complementa Maria das Graças, revelando aspectos do que seu grupo denomina como a A África que Minas não vê...