Projeto da LDO reduz para 4,5% previsão de crescimento

18/04/2011

O governo reduziu a previsão de crescimento da economia para este ano. Segundo o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviado hoje (15) ao Congresso Nacional, o Produto Interno Bruto (PIB) se expandirá 4,5%, meio ponto percentual abaixo da previsão anterior, de 5%.

De acordo com o Ministério do Planejamento, a justificativa para a nova previsão é manter as expectativas em linha com taxas de crescimento mais sustentáveis. Segundo a pasta, o crescimento menor se aproxima de taxas mais próximas do PIB potencial, que não pressiona a economia nem gera inflação.

Para 2012, a previsão é de que o PIB cresça 5%. Em 2013 e 2014, a expansão projetada é de 5,5%.

Deputado do PP será relator da LDO 2012

Brasília - O deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) foi escolhido relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012. A proposta, encaminhada pelo Executivo, deve chegar ao Congresso amanhã (15).

O cargo estava em disputa entre dois partidos. No PP, por Márcio Reinaldo. E no PR, pelo deputado Edson Giroto (MS).

A LDO orienta a elaboração do Orçamento Geral da União, com base em metas e prioridades da administração pública e na política de aplicação dos recursos. A Constituição determina a suspensão do recesso parlamentar em julho se a LDO não for aprovada a tempo.