UFMG aprova Indicativo de Greve

17/03/2011

Em assembléia realizada nesta quarta-feira, dia 16, os Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG aprovaram, por unanimidade, o Indicativo de Greve para o dia 28 de março, acatando as orientações da Plenária da Federação de Sindicatos das Instituições Federais de Ensino Brasileiras (FASUBRA). Cerca de 120 servidores dos Campi Pampulha, Saúde e Montes Claros votaram o indicativo. Representantes do Movimento Estudantil (DCE-UFMG, UNE e ANEL) presentes à assembléia declararam apoio à Greve e a luta contra a Medida Provisória 520/2010.

A próxima assembléia geral será realizada na quinta-feira, dia 17, às 11h, no auditório do Campus I do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), onde os TAE´s da instituição decidirão se também aprovam o Indicativo de Greve. No dia 22 de março será a vez dos servidores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Campus JK.

Convite ao Reitor da UFMG

Enquanto a Categoria realizava a assembléia no Campus Pampulha, o reitor da UFMG, professor Clélio Campolina, participava de reunião no Conselho Diretor do Hospital das Clínicas. Representantes dos TAE´s no Conselho informaram que o Reitor se declarou a favor da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A (EBSERH). A declaração deixou a categoria preocupada, pois o entendimento comum é de que a MP520/2010, que cria esta empresa, não passa de uma tentativa de privatizar os Hospitais Universitários e que pode gerar mais problemas do que os atuais.

Nesta perspectiva foi deliberado convidar o Reitor para participar da próxima assembléia geral, para que o mesmo esclareça seu posicionamento para a Categoria. A Direção do SINDIFES verificará a disponibilidade de agenda do Reitor para marcar a reunião com a sua presença. A proposta da categoria é que a assembléia aconteça entre os dias 21 e 25 de março, no Campus Pampulha da UFMG, de forma a possibilitar uma participação ampla dos trabalhadores. Ao final da reunião, foi decidido, ainda, que seis delegados participem da próxima Plenária da FASUBRA, no dia 26 de março, onde será debatido o Indicativo de Greve Nacional.

Campanha de esclarecimento sobre o APH

Apesar do tema não ter sido pautado para a assembléia, os vários problemas que o Adicional de Plantão Hospitalar (APH) tem gerado no HC-UFMG tomou corpo no debate. Devido à falta de conhecimento de grande parte da categoria sobre o texto do Decreto e sua aplicação, foi deliberado que o Sindicato promova uma campanha de esclarecimento sobre o APH e se posicione contra o Adicional. A coordenadora-geral do SINDIFES, Cristina del Papa, deixou claro que a Categoria não pode vender sua saúde: “temos que lutar para ter uma salário e uma jornada dignos e não por adicionais e gratificações”, enfatizou ela.