SINDIFES promove Sarau em homenagem às mulheres

14/03/2011

Nesta segunda-feira, dia 14 de março, entre 12h e 13h30, o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), que representa os servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará, na arena da Praça de Serviços da UFMG, um "Sarau Feminino", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na programação, haverá apresentação do Grupo Roda da Saia, integrado por Mariana Bruekers, Nathália Mitre e Luisa Mitre, com um repertório de músicas de mulheres ou sobre mulheres que foram revolucionárias na sua atuação, dentre elas Joan Baez, Mercedes Sosa, Chiquinha Gonzaga, Nara Leão etc. Haverá também leitura de textos por integrantes do Sindicato e outras, que apresentarão poemas de mulheres como Adélia Prado, Elisa Lucinda, Alice Ruiz, Lya Luft etc.

A intenção do Sindicato é de homenagear as mulheres da sua base de atuação com música e poesia, mas também denunciar a violência cotidiana contra a mulher através da exposição de fotos marcantes sobre a temática. "O evento é para comemorar o avanço da luta feminina, lembrando que muito ainda há que ser feito para mudar a histórica situação de opressão e violência a que são submetidas as mulheres, no Brasil e no mundo", lembra Neide Dantas, organizadora do Sarau e coordenadora-geral do SINDIFES.

Na ocasião, será distribuído às presentes o "Almanaque da Mulher - a incrível jornada", um livreto produzido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) que relata as lutas da mulher no mundo, tais como a construção do feminino através dos tempos; a educação das mulheres; a inserção das mulheres na política; o estupro na europa medieval; a conquista do direito ao voto, dentre outras temáticas. O almanaque dá dicas, ainda, de filmes e livros que tratam de questões relativas ao feminino.

O evento, aberto ao público em geral, tem o apoio da Diretoria de Ação Cultural e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG.