Francisco Marinho mostra interação da poesia com dispositivos mó

01/03/2011

Quanto se pensa em um poema sendo declamado, vem à cabeça a imagem de várias pessoas reunidas em torno de quem recita. Mas hoje a tecnologia mostra outras possibilidades, como será visto na oficina Poesia Interativa para Dispositivos Móveis, parte da programação do Festival de Verão deste ano.

Na oficina, serão testadas as possibilidades da poesia através dos dispositivos móveis, como celulares, em abordagem intermidiática. O coordenador da atividade, Francisco Marinho, acredita que sempre haverá espaço para a poesia, ao contrário da crença de que a tecnologia está tomando o lugar da arte.

“Desde a invenção da escrita, a tecnologia é usada pela poética, e ganha novas dimensões. A arte sempre se utilizou da tecnologia, e muitas vezes estimulou seu desenvolvimento. Não há contraposição”, afirma ele.
É recomendado que os participantes da oficina tenham conhecimentos básicos em Windows e na plataforma para celulares Android 2.1. Questionado sobre a preferência pelo concorrente do badalado iPhone, Marinho argumentou que "o sistema do iPhone é fechado, o que impede o acesso para todos. A poesia precisa ser o mais aberta possível”.

Entretanto, não é necessário ter um celular de última geração para participar das aulas. “Levaremos dispositivos suficientes para que todos os interessados participem”, informa Francisco Marinho.

Clique aqui para conferir a programação do Festival.