Central debate educação e Sistema S com Fernando Haddad

21/02/2011

Lideranças da CUT estiveram reunidas ontem, dia 15, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

Os dirigentes entregaram ao ministro as propostas da CUT para o setor e reafirmaram a convicção de que, para a Central, a educação é um dos pilares de um projeto de desenvolvimento com inclusão social.

A qualificação dos trabalhadores foi outro item da pauta. A CUT quer debater com o Ministério qual é e qual deve ser o papel do sistema S (Senai, Senac e Sesi).

Fernando Haddad garantiu que sua gestão terá interlocução permanente com a CUT.

Representaram a Central na audiência seu presidente, Artur Henrique, o secretário de Relações Internacionais, João Felício, o coordenador do Escritório de Brasília, Antonio Lisboa, a secretária nacional da Juventude, Rosana Sousa, e José Celestino Lourenço, o Tino, secretário nacional de Formação.

CUT/MG prepara programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Central antecipa comemoração da data com ato Praça Sete, seminário e homenagens no dia 1º de março

A Secretaria de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), com apoio de sindicatos filiados e entidades dos movimentos sociais e populares, preparou uma programação especial para o Dia Internacional da Mulher em Belo Horizonte. Pelo fato da data cair na Terça-Feira de Carnaval, a CUT/MG vai antecipar a comemoração para o dia 1º de março, com ato político, das 10 horas às 12 horas, na Praça Sete, e o seminário A Mulher no Mundo do Trabalho e Políticas Públicas, a partir das 14 horas, no auditório da sede da Central (Rua Curitiba, 786, 2º andar, Centro – Belo Horizonte/MG). A programação foi definida em reunião na manhã desta quinta-feira (17), na sede da CUT/MG.

O ato na Praça Sete terá música, um túnel com informações sobre a luta histórica das mulheres por igualdade de oportunidades no mundo de trabalho, contra a violência em todos os níveis, a discriminação de gênero e racial, distribuição de rosas e de panfletos alusivos à data. Durante o seminário, serão homenageadas personalidades que se destacaram no Estado no mundo do trabalho na luta contra o preconceito e a desvalorização das mulheres, por uma sociedade mais justa e democrática e pela inclusão social.

Serão convidadas para compor a mesa e fazer palestras representantes da Secretária de Políticas para as Mulheres do governo federal, da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT e de instituições, órgãos ou entidades envolvidos na luta das mulheres.