PT pode definir líder, Jucá deverá ficar na liderança do Governo

11/01/2011

A liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado se reúne nesta terça-feira (11), às 15h, para discutir quem será o líder do partido na Casa, entre outros assuntos. O resultado das eleições de 2010 deixaram o PT como a segunda maior legenda no Senado, com 15 senadores, perdendo apenas para o PMDB, que tem agora 19 representantes.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que ainda não há nome definido. Ele afirmou que a reunião se destina a escolher o líder para que este negocie os outros cargos na Mesa Diretora do Senado e na presidência das comissões permanentes. E reiterou que ninguém ainda falou em nomes.

"Esta é a primeira reunião efetiva que a nova bancada faz já preparando os trabalhos para a sessão legislativa que se inicia. Na reunião anterior ainda não se podia definir isso, porque ainda estávamos na legislatura passada. Agora é diferente, mas ninguém ainda discutiu cargos nem nomes. O que decidimos é que haverá decisão colegiada sobre tudo".

No dia 1º de fevereiro, o Senado realiza uma reunião preparatória dos trabalhados legislativos que se instalam no dia 2. Todas as bancadas partidárias já se movimentam na escolha de líderes e de nomes para presidir as comissões permanentes e integrar a Mesa Diretora da Casa.

Líder do Governo

Convidado pela presidente Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) deverá continuar líder do governo. Renan Calheiros (PMDB-AL) também será mantido na liderança peemedebista.

Para a presidência do Senado, o PMDB deverá indicar o senador José Sarney (PMDB-AP), que conduz a instituição desde 2009. Para a primeira vice-presidência estão cotados os nomes de Humberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC) e Marta Suplicy (PT-SP). (Fonte: Agência Senado)