Universidade tem novo serviço de monitoramento de mídia

07/01/2011

O Clipping UFMG, serviço virtual que reúne matérias jornalísticas que tratam da Universidade e são veiculadas nos meios de comunicação, foi ampliado com a inclusão de notícias de rádio, TV e internet.

Desde a última quarta-feira, 5, a ferramenta, que antes apresentava apenas textos jornalísticos de veículos impressos, oferece cobertura mais ampla e passa a fazer a compilação de notícias de portais da internet, rádio e televisão.

Segundo a assessora de imprensa do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, Patrícia Dutra, a ampliação do serviço beneficiará tanto a assessoria da Universidade, quanto a comunidade acadêmica. “Será um conjunto de ferramentas para monitorar a presença da UFMG na mídia”.

Como já acontece com as mídias impressas, as publicações feitas pelos sites serão reproduzidas na íntegra pelo serviço. Já as matérias veiculadas em televisão e rádio serão disponibilizadas em versão resumida, constando, para consulta de interessados, o veículo responsável, o título, o horário e o tempo de sua duração.

De acordo com o jornalista Marcelo Freitas, diretor do Cedecom, outra novidade é a categorização das notícias apresentadas pelo Clipping UFMG em positivas, negativas e neutras. As primeiras são aquelas que tratam da Universidade de forma favorável; as negativas contêm alguma crítica demeritória; e as neutras não fazem esses juízos. O diretor também destaca que é possível efetuar a impressão de todo conteúdo apresentado pelo Clipping.

A atualização das notícias publicadas em meio eletrônico será feita diariamente às 9h e 16h.