Mesa Diretora discute aumento de salários dos parlamentares

15/12/2010

A Mesa Diretora da Câmara se reúne hoje, às 11 horas. Um dos assuntos em pauta é a proposta de reajuste dos salários de deputados, senadores, presidente e vice-presidente da República.

Ontem, os líderes do PSol, deputado Ivan Valente (SP), e do PSDB, deputado João Almeida (BA), informaram que a proposta pode ser votada hoje ou amanhã no plenário.

De acordo com Ivan Valente, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) vai apresentar dois projetos de decreto legislativo em nome da Mesa. Marquezelli, porém, não quis comentar as declarações nem confirmar se será o relator dos projetos.

Um dos projetos, segundo Ivan Valente, será para equiparar os salários dos ministros de Estado, do presidente e do vice-presidente da República ao salário atual dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O outro fará a equiparação dos subsídios dos deputados e senados ao montante recebido atualmente pelos integrantes do STF. Assim, o valor dos salários dos parlamentares passaria dos atuais R$ 16.700 para cerca de R$ 26.400.