Haddad virá à Câmara no dia 17 para explicar falhas do Enem

11/11/2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, virá à Comissão de Educação e Cultura da Câmara, na próxima quarta-feira (17) pela manhã, para prestar esclarecimentos sobre as falhas cometidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último fim de semana.

Segundo o presidente da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), a visita foi combinada por telefone. "O ministro sempre esteve à disposição para relatar os problemas e debater soluções”, disse.

Com a iniciativa de Haddad, os integrantes da Comissão de Educação e Cultura julgaram, na reunião desta quarta-feira, não ser necessária a aprovação de um requerimento para formalizar o convite. O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) já tinha o documento pronto, mas não quis insistir no texto.

Problemas detectados

O Enem está suspenso – inclusive a divulgação dos gabaritos – por decisão liminar da Justiça Federal do Ceará. A medida foi tomada porque foram verificados erros de impressão no cartão de respostas (inversão dos cabeçalhos) e nas questões dos cadernos de prova da cor amarela.

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai entrar com ação para convencer a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, de que é possível realizar outra prova apenas para os alunos prejudicados, com o mesmo grau de dificuldade do exame aplicado no fim de semana. Caso a juíza não mude sua posição, a AGU promete recorrer da decisão.

Credibilidade

Gomes de Matos entende que os problemas verificados neste ano e também no ano passado (quando houve vazamento de gabarito do Enem) comprometem a credibilidade do exame. "O Enem existe para avaliar os alunos e o desempenho das escolas. A utilização do exame para dar acesso direto à universidade descaracterizou o projeto”, defendeu.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), porém, os problemas verificados no último final de semana foram pontuais e não abalam a credibilidade do Enem. "O exame é justo, democrático e universal. As dificuldades encontradas são muito localizadas", afirmou.

Além de vir à Câmara, Fernando Haddad deve comparecer à Comissão de Educação do Senado. Esse colegiado já aprovou um convite ao ministro.