Secretária-adjunta abre encontro de gestão de pessoas

10/11/2010

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRHMP), visando à consecução de uma política que considera estratégica, a de capacitação dos servidores públicos, reuniu hoje em Brasília cerca de 200 pessoas da área de recursos humanos para apresentar as diretrizes para 2011.

Esses servidores representam instituições federais de todo o País no campo do desenvolvimento e gestão de pessoas e são os encarregados de elaborarem o Plano Anual de Capacitação de cada ministério, previsto na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Ela tem como instrumentos de execução, além do Plano Anual de Capacitação, o relatório de execução do ano anterior; e o sistema de Gestão por Competência.

Ao abrir o Encontro para Disseminação dos Novos Instrumentos de Desenvolvimento de Pessoas, a secretária-adjunta de Recursos Humanos, Maria do Socorro Gomes, conclamou os gestores a buscarem entender o desafio que está lançado a partir de agora em cada ministério em que atuam, para que os projetos de capacitação para 2011 reflitam essa preocupação.

"É importante que os servidores que estão hoje participando da elaboração dos planos de capacitação, mesmo que no próximo governo não continuem sendo os gerentes de RH em seus ministérios, deixem esse legado para quem estiver chegando. É preciso que os planos de capacitação tenham eficácia desse ponto de vista, de superar os desafios", afirmou.

FOMENTO

Para serem implementados, os projetos recebem recursos do Programa de Fomento após passar por análise e aprovação do Comitê Gestor da PNDP. Este ano, em função da mudança de governo, foi antecipada a recepção dos projetos para 30 de novembro. O objetivo é agilizar a liberação dos recursos.

As propostas serão julgadas pelo Comitê Gestor até 28 de fevereiro de 2011. Antes, passam pela análise de uma comissão integrada por dirigentes da Secretarias de Recursos Humanos; da Secretaria de Gestão (Seges/MP); e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Para 2011, o Comitê elegeu três áreas prioritárias para ações que receberão os recursos do programa de fomento:

1-avaliação de desempenho, em que o desafio é formar de gerentes e de servidores dentro de uma nova lógica baseada num novo instrumento de gestão, o mérito; 2 – ações ligadas ao esporte e à formação de jovens visando aos Jogos Olímpicos de 2016 e à Copa de 2014; 3 – direitos humanos, uma ação nova, ligada ao Plano Nacional de Direitos Humanos.

Além de começarem a elaboração do plano para 2011, os gestores de RH precisam apresentar relatórios do plano de 2010. No encontro, a secretária explicou que o novo formulário eletrônico será decisivo para a formulação das políticas:

"O sentido não é o do controle, mas o da análise, da avaliação, de sinalizar os avanços, para decidirmos juntos os rumos que a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal precisa ter", afirmou Maria do Socorro Gomes.

A secretária falou também do programa de Formação de Multiplicadores que a SRH/MP está empenhada em implantar para os próximos anos. Trata-se de um programa que certificará servidores que irão, em seguida, disseminar nos seus estados de origem o treinamento e os conhecimentos técnicos adquiridos na área de capacitação operacional dos órgãos integrantes do Sipec, o Sistema de Pessoal Civil da União.