Agenda Política: dois debates precedem a eleição de domingo (31)

25/10/2010

A propaganda eleitoral gratuita termina, nesta sexta-feira (29), e a eleição acontece no domingo (31). Cinco pesquisas presidenciais serão divulgadas. Na economia, destaque para a ata do Copom e para a reunião do Conselho Monetário Nacional.

Debates
Nesta semana serão realizados dois debates entre os candidatos à Presidência da República. O primeiro vai ser na TV Record, nesta segunda-feira (25), às 23h. Na sexta-feira, vai ser realizado o da TV Globo, a partir das 22h15.

Pesquisas presidenciais
Nesta última semana de eleição, cinco novas pesquisas para presidente da República serão divulgadas. Na segunda-feira (25) pode sair sondagem Vox Populi (dados coletados entre os dias 23 e 24). Na terça-feira, podem ser anunciados os resultados dos levantamentos realizados pelo Datafolha (26) e Sensus (23 a 25).

O Ibope pode divulgar pesquisa a partir desta quinta-feira (28), cuja sondagem vai ser realizada entre os dias 25 e 28, e a do Datafolha acontece na sexta-feira, cujos dados serão coletados na quinta-feira.

Segundo turno
A eleição em segundo turno para presidente da República e governador em nove estados - Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Piauí, Paraíba, Alagoas, Goiás e Distrito Federal - acontece no domingo (31). Na sexta-feira é o último dia para veiculação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Copom
Nesta quinta-feira, o Banco Central divulga a ata da reunião do Comitê de Política Monetária realizada na semana passada, quando o colegiado decidiu manter a taxa básica de juros em 10,75% ao ano. A última reunião do Copom neste ano está marcada para 7 e 8 de dezembro.

CMN
O Banco Central enviou proposta de regulamentação do setor de cartões de crédito para apreciação do Conselho Monetário Nacional, que poderá se manifestar sobre o assunto na quinta-feira. A expectativa é que o CMN publique, até o início de novembro, um conjunto de normas para padronizar e dar transparência às tarifas cobradas pelas operadoras de cartões de crédito.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (25)
- TV Record realiza debate entre os candidatos à Presidência da República que disputam o segundo turno.

- Prevista divulgação de pesquisa Vox Populi sobre sucessão presidencial.

- O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, anuncia revisão da meta de exportações para 2010. A atual meta é de US$ 180 bilhões.

- Banco Central divulga Investimento Estrangeiro Direto de setembro.

- Henrique Meirelles faz palestra durante almoço com a American Society e o Council of the Americas, em Nova York. No mesmo dia, terá reuniões com investidores na cidade.

Terça-feira (26)
- Datafolha inicia pesquisa para presidente da República. Sondagem pode ser divulgada na noite desta terça ou na quarta-feira (27).

- Prevista divulgação de pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial

Quarta-feira (27)
- O Supremo Tribunal Federal julga recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou seu registro de candidatura ao Senado com base na lei da Ficha Limpa.

- IBGE divulga sobre Demografia das Empresas relativa a 2008.

Quinta-feira (28)
- TV Globo realiza debate entre os candidatos aos governos estaduais que disputam o segundo turno.

- Prevista divulgação de pesquisa Ibope sobre sucessão presidencial

- Tesouro divulga o resultado do governo central em setembro.

- Banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

- Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) pode discutir regulamentação para o setor de cartões de crédito.

- Divulgação do IGP-M de outubro.

Sexta-feira (29)
- TV Globo realiza debate entre os candidatos à Presidência da República que disputam o segundo turno.

- Prevista divulgação de pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial.

- Último dia para veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na TV.

- O Banco Central divulga o resultado do setor público consolidado em setembro.

- IBGE divulga Pesquisa de Inovação Tecnológica relacionada a 2008.

- O Departamento de Comércio dos EUA divulga o PIB (taxa anualizada) do 3º Trimestre do ano.

Domingo (31)
- Segundo turno para presidente e governador de nove estados.