SINDIFES promove Seminário sobre Assédio Moral

08/10/2010

O SINDIFES realizará, nos dias 21 e 22 de outubro, o Seminário Sobre Assédio Moral, no auditório principal da Faculdade de Engenharia da UFMG, das 14h às 18h. Nesta data também será lançado o Manual de Orientação para o Combate ao Assédio Moral, publicação produzida pelo Sindicato e que será distribuída gratuitamente para os filiados.

O objetivo do Seminário é analisar e discutir as relações de trabalho no serviço público federal, especificamente nas IFES e CEFET´s. É também uma oportunidade para orientarmos e difundirmos o combate aos vários tipos de assédio no âmbito trabalhista. O Seminário é aberto a toda Comunidade Universitária, principalmente aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação e Docentes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email sad@sindifesbh.org.br ou pelo telefone (31) 3441-0868. Os servidores que precisarem de ofício de liberação devem informar a instituição, órgão/unidade, chefia imediata e telefones de contato. A programação será divulgada em breve em nosso Portal – www.sindifesbh.org.br.

Lançamento do Manual

O Manual de Orientação para o Combate ao Assédio Moral é uma publicação do Sindicato e foi produzido com a colaboração dos servidores Técnico-Administrativos em Educação, Maria Clara Gonçalves Madureira, Helder de Castro Bernardes Barbosa e Wellington Marçal de Carvalho. Suas contribuições foram fundamentais para que o conteúdo pudesse ir além das explicações sobre o tema, apresentando a Legislação pertinente e as orientações de conduta para se defender do Assédio e se portar durante processos administrativos.

O assédio moral

Dentre as situações de violência no trabalho, o assédio moral pode ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica e tem despertado grande preocupação e interesse por parte de pesquisadores, profissionais da área da saúde e do direito, dos sindicatos, dos trabalhadores e de empresas, tendo em vista a forma sutil com que se apresenta e suas graves conseqüências para os trabalhadores, o ambiente de trabalho e a sociedade.

São vários os entendimentos sobre a definição de assédio moral no trabalho, também conhecido como violência moral no trabalho e a compreensão deste fenômeno passa pela identificação de aspectos organizacionais e de valores relacionados ao trabalho.

22 de outubro – quinta-feira

14h – Abertura: Representante da PRORH/REITORIA – UFMG

Representante da CUT

Rosângela Gomes Soares da Costa - Coordenadora de Educação da FASUBRA