PT e PMDB discutem estratégias para a campanha de Dilma em Minas

05/10/2010

A ideia é conquistar os votos dados a Marina Silva que, em BH, teve a maior adesão dos eleitores. No estado, ela terminou em segundo lugar

Uma reunião no escritório do vice-presidente José Alencar, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, entre petistas e peemedebistas, já traça a estratégia de campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) para o segundo turno na capital e também no restante do estado. Participam do encontro, além do vice-presidente, o candidato derrotado ao governo de Minas, Hélio Costa, seu antigo vice na chapa, Patrus Ananias, o presidente do PT em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, o ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel PT), que disputou a eleição para o Senado, mas não conseguiu se eleger.

A reunião começou por volta das 11h e, segundo os participantes, a ideia principal é tentar buscar o voto dado à ex-presidenciável Marina Silva, terceiro lugar na disputa presidencial. Em Belo Horizonte, Marina teve uma votação expressiva ao conquistar 39,88% dos eleitores da capital mineira, quase o dobro de votos que ela conseguiu em todo o Brasil, que foram 19,32%. Dilma ficou logo atrás, com 30,92%, seguida por José Serra (PSDB), que alcançou 27,73%. Já no resultado geral em Minas, a petista teve 35,73%, Marina obteve 32,34% e José Serra, 30,68%.

Marina, que passou a ser a "noiva cortejada" pelas duas candidaturas, disse na segunda-feira em São Paulo que deve anunciar quem apoiará no segundo turno em até 15 dias. Coordenadores da campanha, no entanto, não descartaram uma terceira hipótese: a neutralidade dela em relação aos dois presidenciáveis. Também na segunda-feira, José Serra, que esteve em BH para o velório do pai de Aécio Neves (PSDB), eleito senador por Minas, ressaltou que o PV tem relação estreita com os tucanos e, portanto, espera o alinhamento dos verdes em sua campanha. Por sua vez, Dilma também já se movimentou em busca do apoio de Marina, que já foi filiada ao PT e foi ministra do meio Ambiente no governo Lula.