Abertas inscrições para o vestibular da UFMG

17/08/2010

Está aberto até 10 de setembro o período de inscrições ao Vestibular UFMG 2011. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet no endereço www.ufmg.br/copeve. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão fazer o concurso, cuja taxa é de R$ 90.

Conforme decisão de maio do Conselho Universitário, a UFMG utilizará o Enem em substituição à primeira etapa do vestibular para ingresso em 2011. As provas desse exame serão aplicadas em 6 e 7 de novembro e as da segunda etapa do vestibular da Universidade ocorrem de 23 a 29 de janeiro de 2011, em Belo Horizonte e Montes Claros.

A UFMG oferece 6.610 vagas, em 75 cursos. A segunda etapa traz novidades. Serão aplicadas duas provas de matemática que, segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha, terão nível de complexidade diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (oferecido em Belo Horizonte) e Administração (de Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. A pró-reitora lembra que não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.

Educação a distância
Os candidatos aos cursos de educação a distância deverão se inscrever no Vestibular UFMG 2011 no período de 11 a 25 de outubro e a taxa é de R$ 10. Esses candidatos também deverão ter o número de inscrição no Enem 2010, que valerá como etapa única de seleção.

Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em 11 cidades polos – Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni. Essa modalidade é realizada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Cada polo oferecerá um ou dois cursos diferentes, não necessariamente todo o conjunto deles”, explica a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha. Ela observa que o edital define que 50% das vagas ofertadas para licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química serão destinadas a professores em exercício na rede pública.

Ainda segundo o edital, “o certificado de conclusão de um curso de EAD oferecido pela UFMG é válido em todo o território nacional e os alunos dessa modalidade são estudantes regularmente matriculados nessa universidade e, por isso, gozam dos mesmos direitos e deveres atribuídos aos alunos dos seus cursos presenciais”.