CUT lamenta equívocos do ex-governador Aécio Neves

16/08/2010

A Central Única dos Trabalhadores só tem a lamentar os equívocos cometidos pelo ex-governador Aécio Neves em entrevista concedida à imprensa nesta quarta-feira (11 de agosto). O tucano tenta, inutilmente, desqualificar o apoio do PT e de lideranças da CUT ao ex-ministro Hélio Costa na campanha eleitoral pelo Governo de Minas Gerais.

Inicialmente, é bom esclarecer, a CUT, como instituição, não apoia qualquer candidatura. Lideranças CUTistas e da base da CUT é que, exercendo seu direito democrático de se posicionar politicamente, declararam apoio à coligação “Todos Juntos por Minas”. E não apenas dirigentes CUTistas se manifestaram favoravelmente à candidatura Hélio Costa/Patrus Ananias. Outras centrais e representantes dos movimentos sociais também se posicionaram em favor da coligação “Todos Juntos por Minas”.

Além disso, como o ex-governador pode considerar incoerente buscar uma aliança com o PT, sendo que o próprio Aécio costurou uma composição com os petistas para a sucessão em Belo Horizonte?

Cabe lembrar ao ex-governador e ao seu candidato, que Hélio Costa conta hoje com a aprovação de representantes da classe trabalhadora porque foi um deputado Nota 10 e sempre defendeu, enquanto parlamentar, propostas de interesse dos trabalhadores e da sociedade em geral. Ele está comprometido com a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, bandeiras defendidas pela Anamatra, pela OAB e inclusive pela CUT. Hélio Costa propõe, também, um diálogo permanente com o funcionalismo público estadual, com os movimentos sindicais e com os movimentos sociais.

É bom recordar que, como deputado federal, Aécio Neves votou contra a reforma administrativa. E, em quase oito anos de governo, ele seu sucessor Antonio Anastasia cometeram todo o tipo de práticas antissindicais e sucatearam o Estado com o Choque de Gestão. Basta lembrar o que aconteceu com os trabalhadores da Cemig e as ações arbitrárias do Governo Estadual durante a greve dos professores neste ano. O governador e seu sucessor se recusaram a implantar o piso nacional dos trabalhadores em educação, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em flagrante desrespeito à lei.

Por tudo isso, a CUT vem a público se manifestar e lamentar o destempero do ex-governador, que distorce os fatos para tentar desqualificar uma Central que sempre lutou pelos interesses dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores