SRH/MP discute diversidade na administração pública

09/08/2010

Entre os papéis que cabem aos gestores de órgãos públicos na administração federal, um deles é o de buscar estabelecer políticas eficientes para combater o preconceito e a discriminação nas relações de trabalho.

A partir dessa constatação, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) decidiu levar o tema a debate com dirigentes, técnicos de ouvidorias e demais servidores envolvidos com a gestão de pessoas no serviço público, no Fórum de Gestão da Diversidade na Administração Pública Federal.

O encontro será realizado na próxima semana, quinta e sexta-feiras (dias 12 e 13), no auditório do Ministério do Esporte (Bloco A da Esplanada dos Ministérios).

"Um dos desafios que o gestor público tem de enfrentar é saber como administrar as diferenças de identidade no ambiente de trabalho", diz Alberto Felippi Barbosa, titular da Ouvidoria do Servidor, órgão da SRH/MP que está promovendo o Fórum.

"Por exemplo: uma pessoa que se declare do grupo LGBT pode ter uma dificuldade muito grande para exercer um cargo de confiança tipo DAS (Direção e Assessoramento Superior). Então, nós resolvermos criar o Fórum da Discussão da Diversidade, para debater como gerenciar esses grupos dentro da organização", completa o ouvidor.

Ele explica, ainda, que o conceito de diversidade inclui todos, não é algo que seja definido apenas por raça ou gênero. É um conceito que engloba também a idade, estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, formação educacional e personalidade e outros.

Entre os temas em discussão estão, por exemplo, a mulher servidora, o negro, portadores de deficiência, idosos e o grupo Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais.

Como o auditório não comporta um grande número de pessoas - apenas 150 -, a participação será dirigida e feita exclusivamente por meio de convites.

Cada coordenação-geral de recursos humanos dos órgãos e entidades federais poderá indicar três participantes. Órgãos que compartilham com o Ministério do Planejamento o sistema de Ouvidoria terão preferência nas inscrições, além de dirigentes sindicais.