Como reconhecer os funcionários do Censo 2010

04/08/2010

Mais de 192 mil recenseadores do IBGE vão visitar 58 milhões de domicílios em todo o país até outubro

Funcionários devem usar colete com logo do IBGE para coleta de dados

Para reunir as informações do Censo 2010 mais de 192 mil funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão visitar cerca de 58 milhões de casas por todo o país. Como medida de segurança, o IBGE criou medidas para que a população possa identificar os recenseadores – os funcionários responsáveis por coletar as informações.

Todos os recenseadores devem usar o colete oficial do IBGE, aparelho de coleta de dados, um boné do instituto e um cartão de identificação. Para saber se quem está coletando as informações é realmente um funcionário do IBGE, a população poderá confirmar a identidade do recenseador pelo telefone gratuito 0800-7218181.

As visitas acontecem até outubro e os primeiros resultados devem ser divulgados em novembro. Quem não tiver tempo de responder às questões (processo que pode demorar de cinco a 30 minutos) ou preferir não atender o recenseador, poderá participar da pesquisa pela Internet, no portal do IBGE, usando uma senha entregue em envelope lacrado pelo recenseador.

Mudanças no Censo

Em relação às últimas pesquisas, a deste ano terá mudanças importantes. O IBGE não vai mais perguntar quem é o “chefe da família”, porque entende que, atualmente, cada vez mais as responsabilidades são compartilhadas.

Segundo o IBGE, as informações sobre as mulheres eram, muitas vezes, deixadas de fora. Agora, será perguntado sobre a quantidade de pessoas que respondem pela renda familiar e as relações de parentesco, em relação a um dos membros da casa.

Este ano, os casais homossexuais poderão se identificar desta forma. Outra alteração diz respeito às questões sobre raça e cor, que serão feitas a todos os brasileiros, e não mais por amostragem.

Este será o primeiro Censo totalmente informatizado. Os dados registrados nos aparelhos dos recenseadores serão transmitidos para uma central de processamento. O orçamento para toda operação está calculado em R$ 1,677 bilhão.