Últimos dias para sugerir mudanças no trânsito da UFMG

30/07/2010

Racionalizar o trânsito e o uso das vagas de estacionamento no campus Pampulha e melhorar o acesso ao próprio campus. Estes são os objetivos principais do documento “Diretrizes para as questões de trânsito, transporte e estacionamento no campus Pampulha”, que estará em consulta pública até o final de julho no site da UFMG e vai servir de base para que a Administração Central defina normas para otimizar o uso das vagas, coibindo abusos, e, ao mesmo tempo, incentivando o uso do transporte coletivo nos deslocamentos para o campus.

Tais medidas são importantes tendo em vista o forte aumento da demanda por vagas previsto para ocorrer até 2014, quando o número de usuários deverá passar, dos atuais cerca de 23 mil, para 32 mil. O documento foi elaborado pela Pró-Reitoria de Administração e Pró-reitoria de Planejamento, com base em estudos feitos pelo Departamento de Planejamento Físico e Projetos (DFFP) e pelo Departamento de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia.

Os três estudos consideram que há uma escassez de vagas de estacionamento, tanto as controladas quanto as não-controladas, e abusos no uso, como estacionamento, de áreas não previstas para tal finalidade. O mesmo estudo aponta a existência de deficiências no sistema de transporte coletivo, tanto internamente, no campus, quanto nas linhas que fazem sua ligação com os bairros da capital.

Para corrigir os problemas apontados, a Administração Central aguarda pelas sugestões da comunidade acadêmica. As sugestões deverão ser enviadas para o e-mail info@proplan.ufmg.br. O prazo vai até amanhã, 31 de julho.