Viaduto das Almas fica para 201128/07/2010
Obra que substituiria o macabro Viaduto das Almas sofre o sétimo adiamento e só deve ser concluída em maio. Novas intervenções vão custar mais R$ 13,9 milhões Além de mais um adiamento, o processo licitatório representa aumento de cerca de 70% nos valores desembolsados pelo governo federal para a construção da variante. Com 3,6 quilômetros de extensão, o acesso custou R$ 19,5 milhões, e será necessário investir mais R$ 13.919.124,68 nos serviços de estabilização de uma encosta, o que resultou na paralisação dos trabalhos, como havia revelado o Estado de Minas. Os funcionários da empresa contratada para construir a variante já não são vistos no local. Outros R$ 20 milhões haviam sido gastos apenas para erguer o novo viaduto. De acordo com edital publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), as propostas serão abertas em 26 de agosto, às 15h, na Comissão Geral de Cadastro e Licitações (CGCL), do Dnit, em Brasília. Aquela que apresentar o menor preço será escolhida para executar os serviços. Como ainda há prazo legal para recursos e análise das contestações após a homologação do vencedor da concorrência, o resultado da licitação deve se dar só em meados de outubro. O edital prevê obra de estabilização e contenção de taludes, escavação, carga e transporte de materiais, compactação de aterros, perfuração e execução de dreno. O viaduto foi concluído há mais de um ano, mas o que parecia ser de simples resolução – a construção da variante – trava a liberação do complexo. Uma rachadura numa encosta, que terá que ser contida ou eliminada, provocou um desmoronamento na pista. No ano passado, uma falha geológica já havia causado uma erosão no km 593 da rodovia e obrigado o Dnit a alterar o traçado, pois seria mais barato mudar o percurso da nova estrada que neutralizar os efeitos do imenso buraco. ANÁLISE DA NOTÍCIA Um, dois, três… sete. Sete adiamentos. Erros de cálculo, de análise geológica e até desentendimento com a natureza inviabilizaram a entrega do elevado projetado para substituir o macabro Viaduto das Almas, ou Vila Rica, na BR-040. Um rosário de falhas inadmissíveis para o alto grau de eficiência que a tecnologia alcançou. Mais e mais dinheiro investido em um serviço interminável. Um desrespeito ao contribuinte. Um acinte a que quem sonha cruzar um estreito córrego sem se expor ao perigo, como fizeram tantos outros que perderam a vida ou que até hoje guardam sequelas de graves acidentes. Quantos mais o velho Vila Rica vai matar até maio? Isso se o prazo de entrega do novo elevado for cumprido. Uma vergonha que expõe o governo federal à descrença, já que essa seria a única grande obra viária que ele inauguraria em Minas neste ano eleitoral. E ninguém nem sequer vem a público pedir desculpas, porque uma explicação convincente não houve, não há nem haverá. (Arnaldo Viana) |
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