Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva priorizam Sudeste

26/07/2010

Os três principais candidatos à Presidência estão em campanha desde abril —primeiro num período pré-eleitoral, e só neste último mês em eventos oficiais — sem se importar com os eleitores do interior do país. Excluindo visitas pontuais, a Região Norte está esquecida nos compromissos de José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), e as agendas têm se concentrado em especial no Sudeste.

A candidata petista é a mais seletiva em seus compromissos oficiais. Concentrou sua campanha em São Paulo e em Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais, com mais de 44 milhões de votantes. Ao todo, visitou 32 cidades — 10 foram capitais e 12 são paulistas. Ela esteve 22 vezes no maior colégio eleitoral do país, a grande maioria das vezes, de passagens pela capital. Em Minas, ela esteve em sete municípios. Apenas em Belo Horizonte, sua terra natal, foram três ocasiões. Ao Rio, foram quatro visitas. Dilma também esteve em quatro cidades do Rio Grande do Sul, o estado em que ela despontou para a política.

“A Dilma tem que andar pelo país inteiro, em particular em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, diz o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Para ele, o fato de o comitê central ter sido montado em Brasília mostra que a campanha quer conversar com todas as regiões, e não estabelecer prioridades.

Os compromissos nos estados mostram como os estrategistas das campanhas estão pensando as prioridades. O Nordeste, região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem os maiores índices de popularidade, teve a passagem de Dilma por quatro estados. Pernambuco, onde ela esteva na sexta-feira, recebeu a maior atenção, com estadas em Ipojuca e em Garanhuns.

Serra foi a sete estados. Só não passou por Sergipe e Piauí, dois redutos do PT. Os tucanos já tentaram levar o candidato para Teresina (PI) pelo menos duas vezes. Entretanto, a agenda foi cancelada. O candidato tucano é quem mais espalhou sua campanha. Foi ao Festival de Parintins, no Amazonas, visitou todas as capitais do Centro-Oeste, passou pelo interior de Alagoas, do Ceará e da Bahia. No município do Rio de Janeiro, foram quatro visitas. Mesmo assim, São Paulo é tratado com privilégio — foram 22 passagens. Mas os militantes tucanos estão insatisfeitos, apesar de considerarem que Serra visitou mais cidades do que a adversária do PT. Na terça-feira, em Goiânia, o candidato foi cobrado por um eleitor. Os parlamentares Ronaldo Caiado (DEM) e Demóstenes Torres (DEM) prometeram organizar incursões pelo interior do estado.

Estrategistas tucanos consideram que o PT é mais organizado na hora de preparar as visitas de Dilma. “Eles têm uma capacidade de planejamento maior que a nossa porque é o Serra que faz tudo da cabeça dele. É ele quem define o conteúdo estratégico”, informa um tucano. Para o deputado João Almeida (PSDB-BA), a agenda de Serra é sempre uma surpresa, sem avisar com antecedência aos correligionários por onde vai passar.

A candidata do PV, Marina Silva, também faz uma campanha focada no Sudeste e no Sul, mas contabiliza visitas a Roraima, Pará e Mato Grosso. O Acre, sua terra natal, ainda não recebeu um evento eleitoral de sua campanha. Ela também visitou o interior do Ceará, do Rio de Janeiro e de Minas. Até agora, foi a única que passou pelo Piauí, com compromisso em Teresina. A candidata do PV esteve em 14 capitais — o mesmo número de Serra. Foram seis cidades em São Paulo, três em Minas e quatro no Rio de Janeiro.

EXTERIOR Se a Região Norte é esquecida, o exterior tem sido bem tratado: Nova York, Washington, Bruxelas, Paris e Madri foram os destinos escolhidos por Marina Silva e Dilma Rousseff nas últimas semanas. Ambas discursaram a investidores em Nova York, mas foi a petista a mais badalada no exterior, com reuniões com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manoel Durão Barroso.