SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Clélio Campolina discute com Lula situação dos hu´s

19/07/2010
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O reitor da UFMG, Clélio Campolina, participa, nesta segunda-feira, 19 de julho, em Brasília, da reunião anual de reitores filiados à Associação Nacional dos Reitores das Universidades Federais (Andifes) com o presidente Lula. Um dos temas em debate será o financiamento dos hospitais universitários de ensino, entre os quais está o Hospital das Clínicas da UFMG.

Os reitores vão questionar a portaria 883, de 6 de julho último, dos ministérios da Saúde, Educação e Planejamento, que regulamentou o decreto 7.082, de 27 de janeiro deste ano. A portaria prevê uma série de medidas para garantir o financiamento dos hospitais universitários, que têm problemas financeiros crônicos.

O decreto de janeiro previa a criação de mecanismos adequados de financiamento, compartilhados entre as áreas de saúde e educação, a melhoria dos processos de gestão e a revitalização da estrutura física, além do quadro de recursos humanos. A expectativa era de que as portarias complementares dessem o encaminhamento necessário à resolução dos problemas mas a regulamentação do decreto de janeiro, por meio da portaria de 6 de julho, frustrou a expectativa da direção dos hospitais universitários porque não definiu a forma de repasse dos recursos de custeio e não encaminhou a questão dos recursos humanos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas da UFMG, os recursos financeiros prometidos, a serem aportados pelo Ministério da Saúde, seriam essenciais para que os hospitais saldassem suas dívidas e se mantivessem funcionando no segundo semestre do ano.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados