II Fórum de Vigilância e Promoção à Saúde acontece em Gramado

28/06/2010

Foi realizado, entre os dias 23 e 25 de junho, o I Fórum de Vigilância e Promoção à Saúde do Servidor Público Federal, idealizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Hotel Serra Azul, em Gramado. O evento teve a participação da Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa; e as coordenadoras de Qualidade de Vida, Janaína Mara Soares Ferreira e Cláudia Regina Albino de Oliveira (as coordenadoras estavam inscritas para o evento desde a gestão 2008/2010); além dos representantes de todos os Estados Brasileiros visando tornar comum conhecimentos e conceitos dos servidores integrantes de equipes de promoção e vigilância dos órgãos federais, além de definir e uniformizar conceitos fundamentais da vigilância e promoção à saúde na Administração Pública Federal.

Conforme informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as questões relativas à saúde dos servidores, antes da criação pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009 (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS), não constituíam prioridades e só se tornavam problemas quando o adoecimento ocasionava ausência ao trabalho. "Estamos implantando uma política inovadora, este é um momento histórico, onde o foco é a melhoria na qualidade de vida dos servidores. Essa Política foi construída coletivamente, baseada nos anseios dos servidores. É uma conquista. Este sistema nos garante um "raio X" da saúde dos servidores públicos federais do Brasil inteiero", destacou Sérgio Carneiro, diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor.

Na abertura estiveram presentes o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, e o Diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Sérgio Carneiro, do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o Secretário de Turismo, Gilberto Tomasini.

"Este evento se faz importante devido sua abrangência. Gramado receberá representantes de 96 órgãos ligados ao Governo Federal. A intenção do Ministério do Planejamento é disseminar a política de atenção à saúde do servidor no Brasil inteiro, melhorando a qualidade de vida dos servidores municipais. O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, assim como o Secretário Municipal de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, tem por meta o crescimento do setor de saúde em nossa cidade", destacou o Secretário de Turismo, Gilberto Tomasini.