Doenças de Inverno: Saiba como prevenir

22/06/2010

O frio, a falta de chuva e a poluição – típicos do inverno –, fazem o cenário ideal para agravar um problema muito comum: a alergia respiratória, cujas manifestações mais freqüentes são a rinite e a asma.

O inverno é também o momento de tirar as roupas de lã e cobertores do armário e esses podem estar cobertos de poeira e bolores e, portanto, devem ser bem lavados antes de usar. Além disso, as pessoas ficam em ambientes fechados, mal ventilados que favorecem a exposição à alérgenos.

As alergias são determinadas por uma predisposição genética, isto é, as pessoas nascem com essa característica e podem manifestála em qualquer fase da vida. Felizmente, o problema diminui com o aumento da idade.
Coriza, coceira no nariz e espirros freqüentes são sintomas comuns na rinite alérgica enquanto que crise de chiado no peito, falta de ar e tosse aparecem na asma (também chamada de bronquite asmática).

Os sintomas da rinite ou da asma podem manifestar-se com a exposição a fatores ambientais como os ácaros da poeira doméstica, pelo de animais, bolor, fumaça de cigarro e poluição atmosférica. Portanto a higiene do ambiente físico é muito importante, em especial no inverno, para o controle das alergias respiratórias.

As seguintes medidas ambientais são recomendadas para o portador de alergia respiratória:
• No dormitório:
• Nos demais locais da casa:
• Encapar os colchões e travesseiros com capas impermeáveis à passagem dos ácaros. Lavar as capas a cada 4 semanas;
• Lavar as roupas de cama 1 ou 2X por semana e deixar de molho por pelo menos10 minutos em água bem quente ou utilizar secadoras que atinjam temperaturas elevadas;
• Retirar as cortinas e limpar o piso frequentemente com pano úmido e com um desinfetante suave;
• Se possível, tirar os carpetes do dormitório;
• Manter a superfície dos móveis livres de objetos e os papéis e roupas dentro dos armários.
• Os estofados devem ser preferencialmente de couro ou de revestimento passível de limpeza com pano úmido;
• A residência do alérgico deve ser bem ventilada, ensolarada e sem pontos de bolor ou umidade;
• Os animais domésticos devem ser lavados semanalmente, por imersão;
• O hábito oriental de retirar os sapatos ao adentrar a residência também pode ser interessante.

É extremamente importante o conhecimento e a adoção destas medidas de controle ambiental
as quais podem evitar o aparecimento ou agravamento das alergias respiratórias.

Lembrete

As vacinas contra a gripe e contra a pneumonia fazem parte do calendário básico para adultos com 60 anos ou mais. Entretanto, pessoas de todas as idades, em especial as portadoras de asma ou bronquite também podem se beneficiar destas vacinas.

Responsável
Profº Dr. Rodolfo Milani Jr.