SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

CUT critica aumento da taxa Selic

10/06/2010
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


BC faz política assistencialista para banqueiros, diz presidente da Central

Desestimular os investimentos produtivos e prejudicar fortemente as contas públicas. Foi isso que o Conselho de Política Monetária fez nesta quarta-feira. Mereceriam elogios por causa disso? De nossa parte, certamente não.

Trata-se claramente de uma política assistencialista para banqueiros.

E ainda existe uma forte pressão por parte do setor financeiro e seus representantes para que esse ciclo de aumento da taxa básica de juros permaneça. Pelos cálculos do economista Amir Khair, se a taxa chegar a 11,75% até o final deste ano, o Brasil gastará a mais com a rolagem da dívida o equivalente a R$ 13 bilhões.

Contra a decisão do Banco Central e seu Copom há ainda outro fato: IPCA de maio em queda, o que indica inflação domesticada. Quanto ao bem-vindo PIB do primeiro trimestre deste ano, antes que seja usado como argumento a favor da decisão de hoje, devemos lembrar que no ano passado, base de comparação, houve recuo no crescimento. Por causa, inclusive, dessa política assistencialista para banqueiros.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados