CUT/MG apóia indicação ao TST

10/06/2010

José Roberto Freire Pimenta, ex-advogado de sindicatos, foi escolhido pelo presidente Lula em lista tríplice

O desembargador mineiro José Roberto Freire Pimenta (foto), do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), indicado pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), foi o escolhido para ser o novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

A indicação aconteceu mediante assinatura de ato na sexta-feira (4 de junho), pelo presidente Luis Inacio Lula da Silva, a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo TST, resultante de votação em sessão do Pleno.

A lista tríplice incluía os nomes da juíza Jane Granzoto Torres da Silva (2ª Região/SP) e do juiz Ricardo Luiz Tavares Gehling (4ª Região/RS).

O nome do ministro, que deve ocupar a vaga reservada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do ministro Vantuil Abdala, ainda precisa ser submetido a sabatina pelo Senado Federal.

José Roberto Freire Pimenta é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Doutor em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura em 1988, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, onde presidiu as Varas do Trabalho de João Monlevade, Betim, Contagem e Belo Horizonte. No 2º grau, atua na Quinta Turma.

No magistério, é professor adjunto da Faculdade Mineira de Direito da PUC/MG, nas áreas de graduação e de pós-graduação (mestrado em Direito do Trabalho), onde ministra disciplinas nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Atualmente, o magistrado também é membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

José Roberto Freire se formou em direito pela UFMG em 1978. Ele atuou por muitos anos como advogado do Sinttel, do Sindicato dos Engenheiros, do Sinpro e do Sindicato dos Médicos.