Casamento sai na marra

08/06/2010

Presidente do PT acaba com rebelião do diretório estadual e ex-ministro Hélio Costa (PMDB) vai ser o candidato da base do presidente Lula ao governo de Minas. Pimentel disputa Senado

A cúpula nacional do PT abafou ontem a rebelião no diretório do partido em Minas Gerais, que brigava pelo lançamento do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel para a disputa pelo Palácio da Liberdade, e anunciou que apoiará o senador Hélio Costa (PMDB) na eleição para o governo estadual. A chapa poderá ter como vice o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) que ainda não confirmou presença na chapa. Pimentel será lançado para o Senado, com o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado (PMDB) como primeiro suplente. A segunda suplência será do PT, que ainda não decidiu quem vai indicar.

A chapa foi anunciada em conjunto, no fim da tarde, em Brasília, pelos presidentes nacionais do PMDB, Michel Temer, e do PT, José Eduardo Dutra, depois de reuniões ao longo do dia na capital federal. Na primeira, com início por volta do meio-dia, Dutra afirmou aos rebeldes mineiros que o candidato do partido seria Hélio Costa, ex-ministro das Comunicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O enquadramento imediato do diretório estadual do PT pela cúpula nacional do partido teve duas razões: a insistência dos rebeldes de Minas em fingir que não existia um acordo com o PMDB, prevendo a entrega da cabeça de chapa nos estados, em troca do apoio da legenda na disputa pelo Palácio do Planalto, e o constante sangramento de Pimentel, que perde cada vez mais espaço para o grupo petista de São Paulo nas articulações da pré-campanha petista para a Presidência da República. Com a indicação do ex-prefeito para a disputa pelo Senado, a tendência é que Pimentel passe a se concentrar exclusivamente na sua campanha. Com o fim do impasse em Minas, fica garantido que não haverá sustos na convenção do PMDB que confirmará Michel Temer como vice da pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

Pela internet Pelo Twitter, minutos depois da reunião com Dutra, os rebeldes mineiros já anunciavam o fim da resistência, enquanto Hélio Costa, que também se encontrou com o presidente nacional do PT, cantava vitória. “Reunião com presidente Zé Dutra/PT, um sucesso. Chapa base aliada MG será anunciada às 17h na sala do pres. do PMDB, Temer, na Câmara. Viva a aliança”, disse o ex-ministro. Minutos depois, o deputado federal petista Miguel Corrêa Júnior publicou: “Com muito pesar, eu anuncio: perdemos”.

O ex-prefeito Pimentel também usou o Twitter para se pronunciar, depois da derrota imposta pelos colegas da cúpula nacional. “Amigos, agradeço a todos que me apoiaram na pré-campanha. Vamos anunciar a chapa Hélio governador, Pimentel senador. E Dilma presidente!!”, disse. Conforme o petista, prevaleceu o acordo nacional PMDB/PT. “Agora é unidade na campanha e energia pra ganhar em Minas e no Brasil. Vamos em frente!!”

Conforme a legislação eleitoral, o prazo para fechamento das chapas que disputarão as eleições de outubro termina no dia 30. A reportagem tentou falar com Patrus Ananias sobre a possibilidade de ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Hélio Costa, mas o ex-ministro não retornou contato. Patrus, conforme familiares, estaria participando de encontro na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. Dentro da estratégia de resistência do PT em Minas ante o comando nacional do partido, o ex-ministro chegou a disputar prévias com Pimentel para escolha do pré-candidato do PT ao governo do estado. Patrus acabou derrotado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte.