UFVJM: Consu vota contra o corte dos salários dos TAE`s

09/05/2014

O Conselho Universitário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) vetou, por ampla maioria, a decisão do Reitor, o professor Pedro Angelo, de cortar o ponto dos Técnico-Administrativos em Educação que estão em Greve. Durante a votação, Professores, Alunos e TAE´s se uniram para defender o Direito de Greve, isolando o Reitor, que votou sozinho pela permanência dos cortes.

Esta vitória demonstra a força do movimento dos TAE´s na Universidade e o reconhecimento de que o movimento paredista é justo, principalmente ao abraçar demandas de toda a Comunidade Universitária.

Processo Judicial contra a Greve

Na próxima semana, haverá uma audiência na Justiça Federal sobre a legalidade do movimento paredista na Universidade. A ação impetrada pelo Reitor da UFJVM solicita o corte de ponto dos grevistas e a declaração de ilegalidade do movimento. Esta ação é parecida com a do IFMG, na qual o SINDIFES conseguiu impedir os cortes salariais (os salários cortados serão pagos de forma retroativa), mantendo o Direito de Greve e reafirmando a legalidade do movimento.