Vacinação - Hora de se proteger

21/05/2010

Chega hoje ao fim campanha de prevenção contra a gripe suína em todo o país. Cobertura ainda está abaixo da meta fixada e Ministério da Saúde não decidiu se haverá prorrogação

A campanha de vacinação contra a gripe suína chega hoje ao prazo limite para imunização de adultos de 30 a 39 anos com baixo índice de adesão para essa faixa etária. Segundo levantamento divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, em Belo Horizonte apenas 37,7% do público alvo desta etapa foi vacinado, bem distante da meta do Ministério da Saúde, que é de 80%. As estatísticas representam um alerta e o risco de que os postos estejam lotados hoje por aqueles que deixaram a prevenção para a última hora. O governo federal ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de prorrogação da campanha.

Sem querer depender dessa decisão nem enfrentar grandes filas, Iderline Ferreira, de 36 anos, foi ontem a um posto de saúde na Savassi para se vacinar. “Estava com medo de tomar a vacina, mas me informei e vim me prevenir”, disse. Mauro Cipriano, de 38, também deixou para procurar o posto de saúde na véspera do fim da campanha. “ Estava esperando os postos ficarem mais vazios. Acho muito importante a campanha e ninguém deve faltar”, convocou. Para Juliana Ferreira, de 39, o medo da agulha, “que todo mundo tem”, não é nada perto da importância da vacina. “As pessoas devem se informar antes de tomar a decisão de não se vacinar.”

Em Minas Gerais, a cobertura para o público-alvo dessa etapa da campanha foi de 39,02%, representando 1.159.319 de doses aplicadas. De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Tânia Brant, no ano passado os adultos de 30 a 39 anos não foram os que mais adoeceram, porém foi a parcela da população que mais registrou casos de óbito devido à doença. Ela alerta ainda que a chegada do inverno proporciona maior circulação do vírus.

Em Minas, alguns grupos da campanha já ultrapassaram a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde: trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 2 anos. Os grupos que ainda não atingiram a meta são formados pelas gestantes (59,77%), adultos de 20 a 29 anos (79,97%) e adultos de 30 a 39 anos. Neste último dia, os candidatos a se imunizar em qualquer uma das etapas anteriores que perderam o prazo podem se vacinar. Além disso, os responsáveis pelas crianças entre 6 meses e menores de 2 anos devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose, 30 dias após a primeira. Em 2009, foram confirmados em Minas 1.405 casos da doença e 145 óbitos. Neste anos, o estado registrou sete casos e duas mortes.

MENINGITE A imunização contra a meningite C será distribuída gratuitamente em todo o país. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai fornecer 50 milhões de doses da vacina meningocócica para o Ministério da Saúde que, inicialmente, tinha a previsão de incluí-la no programa nacional a partir de 2011. Em Minas Gerais, a proteção contra a doença já é aplicada gratuitamente nos postos de saúde desde novembro de 2009. O estado foi pioneiro em oferecer a prevenção para crianças até 2 anos e a expectativa é de, em cinco anos, ampliar a campanha para crianças de até 5 anos.

De acordo com o contrato de transferência de tecnologia que colocou Minas Gerais na posição de único estado do país a deter a técnica de fabricação, a Funed estará apta, num prazo de cinco anos, a produzir as doses, o que representará economia de 40% nos gastos do estado para combater a doença. A fábrica da vacina já está em construção no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, e deve ser inaugurada no segundo semestre.

Idosos

A campanha de vacinação da gripe comum para pessoas com mais de 60 anos também termina amanhã. Esse público deve procurar os postos de vacinação para se imunizar antes da chegada do inverno. Em Minas 1.273.126 idosos já receberam a dose, o que corresponde a apenas 57,44% da cobertura. “Aproveitando a vacinação contra a gripe comum, os idosos portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados contra a gripe H1N1”, destacou a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Tânia Brant.