Orientação aos TAE´s da UFMG quanto as eleições para diretores

31/12/1969

ORIENTAÇÃO AOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFMG QUANTO AS ELEIÇÕES PARA DIRETORES NAS UNIDADES ACADÊMICAS

No ano de 2013 tivemos participação fundamental na definição do novo reitorado para gestão 2014/2018. No processo de escolha de dirigentes fomos determinantes tanto no primeiro turno quanto no segundo. Tivemos uma a participação maciça dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no primeiro e segundo turno.

No primeiro turno da eleição a Chapa 1 teve quase 5000 votos, sendo que destes 2148 foram nesta chapa, sendo determinante para a realização do segundo turno da eleição que já não acontecia na UFMG a alguns anos. Já no segundo turno a chapa vencedora, ou seja, Chapa 2 foi declarada vencedora com 53,42% dos votos, sendo que 16,94% (1467 votos) foram de Técnicos Administrativos em Educação. Como marca deste processo de escolha de dirigentes para Universidade Federal de Minas Gerais ficou o acatamento da maioria da categoria as decisões das assembleias promovidas pelo SINDIFES. Mostramos a toda universidade que juntos podemos fazer muito mais e agora para a escolha dos diretores das unidades acadêmicas devemos permanecer unidos na busca de nossas pautas que são muito "caras" para a categoria de Técnico Administrativo em Educação.

A categoria de Técnicos Administrativos em Educação continua a ter suas pautas mínimas, dentre as quais destacamos:

• Realização do Congresso Universitário da UFMG;

• O voto paritário;

• Rediscussão do ponto eletrônico na UFMG, fim do ponto eletrônico e apontamento de um novo instrumento para aferição de frequência;

• Turnos contínuos ininterruptos, a Jornada de 30 Horas;

• Participação na Gestão das unidades, apoio para que os TAEs ocupem os cargos que lhe são de direito;

• Processos democráticos nas escolhas de quem vai ocupar cargos nas unidades;

• Apoio para aprovação do novo modelo de Avaliação de Desempenho;

• Discussão das pautas dos TAEs nas unidades antes delas irem para o conselho universitário e com a participação ativa da categoria;

Além disso, destacamos a importância de ficarmos atentos ao perfil dos candidatos a Diretor nas unidades. Acreditamos que esse perfil passa por pessoas que:

• Tenham reconhecimento dentro da unidade e reconheça a importância dos Técnicos Administrativos em Educação na UFMG;

• Seja democrático, busque a cooperação da equipe, confie na equipe de trabalho. Trabalhar o consenso por meio da participação todo conjunto de trabalhadores.

Não orientamos o apoio a qualquer candidatura para Diretor de Unidade sem que seja feita sem uma discussão ampla e qualificada com os TAEs das unidades. Não devemos abrir mão do nosso protagonismo dentro da Universidade. .A Chapa que tiver o entendimento da importância de tais pautas terá o nosso apoio. E, com certeza, será Diretor de Unidade Acadêmica!