Cursos para os aposentados

31/12/1969

Aposentados e Pensionistas filiados ao SINDIFES e a AFAMED já podem fazer as inscrições para os cursos oferecidos pelas instituições. Os interessados devem telefonar para (31) 3441-0868, secretaria. As aulas começam a partir de 17 de fevereiro. Os alunos que participaram dos cursos em 2013 devem realizar nova inscrição para garantir a vaga.

Nos cursos de Atividade Física será exigida a apresentação de Avaliação Física atualizada. As inscrições para o curso de Estimulação Cognitiva serão realizadas somente entre os dias 17 e 28/02, e as aulas começarão em março.

Confira abaixo os cursos oferecidos:

Atividade Física no Laboratório do Movimento (Campi Pampulha e Saúde da UFMG)

Propõe atividades físicas em três perspectivas, social, fisiológica e psicológica. O objetivo é uma melhoria na qualidade de vida do idoso e consequentemente um melhor desempenho nas tarefas diárias.

É necessário agendar avaliação física pelo telefone (31) 3409-9929. As avaliações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 10h.

Atividade Física – Envelhecimento Saudável

Propõe conscientizar o público sobre a importância da atividade física e seus benefícios no processo de envelhecimento, buscando uma melhor qualidade de vida.

As perspectivas trabalhadas visam o desenvolvimento e ampliação da rede de relacionamentos interpessoais; o aperfeiçoamento das capacidades físicas como força, flexibilidade e capacidade aeróbica e também a melhora psicológica. Direcionado para pessoas, aposentados e na ativa, a partir dos 45 anos.

Necessário à apresentação de formulário preenchido por um médico. O formulário pode ser solicitado na Sede do SINDIFES ou na Escola de Educação Física da UFMG – Secretaria do CENEX/EEFFTO.

As aulas acontecem no Campus Pampulha – Escola de Educação Física

Inclusão Digital

A iniciativa busca motivar os idosos a se inserirem no mundo informatizado. Dessa forma, fortalece uma nova cultura na prestação solidária de serviços de tecnologia da informação.

As aulas acontecem no Laboratório do Movimento do Campus Saúde e é uma parceira com a AFAMED.

Dança Sênior

Constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos. O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.

PEC – Programa de Estimulação Cognitiva – Módulo 1

Este programa é direcionado àqueles possuem interesse em melhorar o desempenho da memória, a atenção, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outros. Tem como objetivo ensinar técnicas de memorização; melhorar a habilidade cognitiva; estimular a atenção, concentração e raciocínio lógico; ensinar a importância da organização, do planejamento do sono, do descanso; além da alimentação e dos exercícios físicos.

PEC – Programa de Estimulação Cognitiva – Módulo 2

Este programa tem como principal objetivo promover aos indivíduos que já atingiram os 50 anos, uma vida com qualidade, autonomia, participação e independência. Visa manter e estimular os aspectos apresentados no Módulo 1.

Dança Folclórica – Sarandoso

Em parceria com o Grupo Sarandeiros, o SINDIFES oferece aos seus filiados o curso de Dança Folclórica - Sarandoso.

O curso valoriza as manifestações populares através as dança e da música e se destina à faixa etária entre 50 e 80 anos, sem necessidade de experiência anterior em dança.

Início das aulas: 18 de março

CAMPUS PAMPULHA      Sala 2082 - FAFICH
INCLUSÃO DIGITAL
07