Assembleia discute Indicativo de Greve

31/01/2014

Durante assembleia realizada nesta quinta-feira, 30 de janeiro, no auditório da Reitoria, os Técnico-Administrativos em Educação debateram demandas para o novo reitor e o indicativo de greve da categoria proposto pela FASUBRA.

Informes
A assembleia recebeu informes da negociação que aconteceu entre CASU, sindicato, e universidade, acerca dos planos de saúde da CASU, tomando ciência das novas condições e tabela acordadas para o plano IFES V, conforme divulgado anteriormente no portal do SINDIFES. Os servidores que estiverem insatisfeitos com o novo plano têm até esta sexta-feira (31) para fazer a opção de mudança para o plano convencional sem coparticipação.

Novo Reitor
No último dia 21 de janeiro, o SINDIFES juntamente com a representação da categoria se reuniu com os futuros reitor e vice-reitora da UFMG, Jaime Arturo e Sandra Goulart, que serão empossados no mês de março e administrarão a universidade pelos próximos quatro anos, 2014 a 2018.

A comissão que participou do encontro fez um repasse á assembleia dos assuntos abordados. Realização do congresso universitário, qualificação e capacitação dos servidores, flexibilização do ponto eletrônico, semana do servidor e avaliação de desempenho, foram alguns dos temas discutidos. O novo reitorado se comprometeu a aprofundar algumas dessas discussões e apresentar alguns outros pontos, como a flexibilização do ponto eletrônico e da jornada de trabalho ao conselho universitário, e também a realizar o congresso universitário com a participação dos três segmentos da Universidade.

Os representantes da categoria também cobraram do novo reitor participar da definição do perfil das indicações a serem feitas para a ocupação de cargos considerados importantes para a categoria dos TAE’s, como a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, que estava sendo decidido sem nenhum dialogo prévio com os trabalhadores.

Indicativo de Greve
A direção da FASUBRA apresentou a proposta adiamento do CONFASUBRA, previsto para acontecer em abril, e consequentemente prorrogação do mandato da Direção Nacional, que é eleita no Congresso. O adiamento foi motivado, sobretudo pelos custos elevados com hospedagem e transporte em função da Copa do Mundo, pelo fato de ser ano eleitoral e devido ao indicativo de greve. A proposta foi aprovada por unanimidade.

O indicativo de greve para o mês de março, apontado pela plenária da FASUBRA realizada em dezembro, foi discutido pela categoria. Após o debate a base do SINDIFES decidiu que o momento atual não é o mais adequado para a realização da greve, e que seria necessário a categoria aprofundar mais a discussão.

Foram eleitos oito delegados para representar o SINDIFES na próxima plenária da FASUBRA, que acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro em Brasília, e que deliberará ou não pela greve em março, ficando acordado que esses delegados defenderão a posição definida na assembleia.