Fasubra participa do Forum Mundial de Direitos Humanos

11/12/2013

Uma representação da FASUBRA Sindical participou na terça-feira, (10) da abertura das atividades do Fórum Mundial de Direitos Humanos, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) e reúne participantes originários de 80 países.

No primeiro dia do Fórum, data em que se comemoram os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi feita uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, falecido no dia 05.

Para a representação da FASUBRA presente ao evento, “os debates do Fórum vão dar um panorama do que está sendo feito e pensando em termos de Direitos Humanos no Brasil e no planeta, e essas informações irão subsidiar as discussões nas instâncias deliberativas dos técnico-administrativos em Educação das IFEs”.

Nos próximos dias, os representantes da FASUBRA irão acompanhar debates e mesas de interesse que traram especificamente de sindicalismo, direitos da mulher, LBGT, negros e índios e direitos da criança e do adolescente.

O FMDH é um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, no qual são abordados os principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

Três eixos temáticos definem a organização do FMDH e são constituídos por três debates e uma conferência cada. Os eixos temáticos e os debates são os seguintes:
I: “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”
II: “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades”
III: “A transversalidade dos Direitos Humanos”.

Representaram a FASUBRA no FMDH, Diego Rodrigues, Roberto Luiz, Elton Vitor Coutinho e Marilda Ferreira. O Fórum será encerrado na próxima sexta-feira (13).

O fórum é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo.