UFMG define listas tríplices

06/12/2013

O Colégio Eleitoral da UFMG – formado por membros do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores – acolheu o resultado da consulta à comunidade acadêmica, que teve como vencedores os professores Jaime Arturo Ramirez e Sandra Regina Goulart Almeida para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade para a gestão 2014-2018.

A lista tríplice para reitor definida pelo Colégio Eleitoral na última terça-feira, 3, é encabeçada pelo professor Jaime Arturo Ramirez e será enviada ao Ministério da Educação. Sandra Regina Goulart de Almeida, por sua vez, encabeça a lista tríplice para vice-reitora.

Jaime Ramirez e Sandra Almeida venceram o segundo turno da consulta à comunidade com 53,42% dos votos. No primeiro turno, em que concorreram três chapas, eles obtiveram 38,96% dos votos.

Professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e pesquisador 1B do CNPq, Jaime Arturo Ramírez é formado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1986). Foi presidente do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia e da Associação de Pós-graduandos da UFMG. Concluiu o doutorado no Imperial College London, Inglaterra (1994), onde recebeu o prêmio Outstanding Research. Foi pró-reitor de Pós-graduação da UFMG (2003-2008) e presidente do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (2007-2008). Atua nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Sistemas e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. Integrou a comissão que criou o curso de graduação em Engenharia de Sistemas.

Sandra Regina Goulart Almeida é professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG (1986), concluiu o doutorado na Universidade da Carolina do Norte, EUA (1994). Realizou pós-doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Columbia, EUA (2001). Foi diretora de Relações Internacionais da UFMG (2002-2006), presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (2001-2003) e Coordenadora do Centro de Estudos sobre a Índia da UFMG (2008-2010). Atualmente é coordenadora adjunta da área de Letras e Linguística da Capes. Atua na área de Literatura e Estudos de Gênero, nos cursos de graduação e pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras.

A lista para reitor é composta ainda por Sergio Teixeira da Fonseca, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira, diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e representante da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) no Conselho Universitário. Os outros dois nomes para vice-reitora são os de Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, atual vice-diretora da Fale, e Elizabeth Ribeiro da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas e diretora do Centro de Microscopia da UFMG.